A floresta amazônica é a maior floresta tropical do mundo, onde se encontra uma imensa biodiversidade do ecossistema. Sustenta várias formas de vida, entre sua vegetação, seus animais e habitantes que utilizam de seus recursos naturais para o seu sustento.
Possui aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados, se distribui entre 9 países, sendo eles o Brasil, a Venezuela, o Peru, a Colômbia, a Bolívia, o Equador, a Guiana, a Guiana Francesa e o Suriname, mas a sua maior parte está localizada em território brasileiro.
Ao contrário de muitos outros lugares parecidos, a floresta amazônica não possui características homogêneas. A sua vegetação é dividida em dois setores. Veja abaixo.
Divisão da vegetação da floresta amazônica e suas características
Florestas fluviais alagadas
Se divide em dois tipos de florestas.
Floresta várzea
* Possui adaptações com o meio ambiente e com as raízes respiratórias – que obtêm a função de absorver oxigênio para a região;
* Possui águas brancas ou turvas;
* É rico em matéria orgânica;
Floresta igapó
* Possui águas escuras;
* Possui terras arenosas;
* Não possui grande porcentagem de minerais;
* Rico em matéria orgânica.
Florestas de terra firme
* Possui planaltos pouco elevados;
* Seu solo é pobre em nutrientes;
* Tem uma grande quantidade de fungos;
* Consegue fazer uma rápida composição de matéria orgânica em seu solo;
* Aproveita todos dos nutristes encontrados nas matérias orgânicas e absorve para enriquecimento de seu solo.
Outra característica importante da floresta amazônica é que a maioria de suas árvores são médias ou bem altas, são bem juntas umas das outras, o que dificulta a reprodução de plantas mais rasteiras e a condição de vida para animais de porte mais terrestre. Por esse motivo, é chamada de Amazônia legal, por possuir quase toda a sua extensão em mata fechada.
Esse fator, faz com que o seu solo não seja tão rico em nutrientes, ainda mais pela formação da vegetação, que dificulta a entrada de raios solares na terra. Porém essa característica proporciona o aumento da produção de húmus, que ajuda as plantas e as árvores a se desenvolverem com mais facilidade.
Por essas características, a maioria dos animais que existem na região tem porte pequeno ou médio e vive mais nas árvores do que no solo da área. As principais espécies encontradas na floresta amazônica são os tucanos, os macacos, as cobras, os morcegos, os roedores, pica-paus e os marsupiais. Por possuir em suas margens o rio Amazonas e alguns outros que o cortam, são encontrados na região uma vasta espécie de peixes.
Por possuir uma grande riqueza em sua biodiversidade, a exploração da região é cada vez mais vista. Esse detalhe vem fazendo com que animais e plantas fiquem em processo de extinção. As maiores práticas nessas áreas feitas a maioria das vezes por pessoas não autorizadas, são a captura ilegal de animais e o vasto desmatamento da região.
Para diminuir as ações de atos como esses, o Ministério do Meio Ambiente, junto a diversas ONG’s, fazem projetos de apoio a preservação do ecossistema encontrado nessa região. Quem infringi as leis e as regras desses órgãos, poderá ser preso pois estará cometendo um crime. Outro órgão importante, que é responsável pela fiscalização desse território é o IBAMA.