A osteoporose é uma doença que afeta os ossos, causando a diminuição da produção de massa óssea, fazendo com que eles se tornem mais frágeis a qualquer tipo de impacto.
O osso normal ou sadio, apresenta grande porcentagem de parte orgânica e mineral, sendo composto basicamente de fósforo e cálcio. O osso com osteoporose, apresenta baixo índice desse fosfato de cálcio e é aí que está o maior problema.
Sintomas
A osteoporose é uma doença silenciosa e só apresenta seus sintomas quando está em fase avançada.
* Dor na lombar;
* Fraturas;
* Diminuição da estatura;
* Colapsos das vértebras.
Diagnóstico
O diagnóstico realizado por especialistas para saber se a pessoa possui a doença, é através da medição da densitometria óssea, que mostra a porcentagem de todos os componentes do osso. As informações que os médicos possuem do paciente são comparados ao exame de um jovem saudável, comparando assim o T-score.
T-score
* T-score com densidade óssea normal: entre 0 e -1;
* T-score com osteopenia: entre -1 e -2,5;
* T-score com osteoporose: menor que -2,5.
Fatores de risco
As mulheres e os idosos são os que mais sofrem de osteoporose. Veja abaixo outros fatores que ajudam a contrair a doença.
* Pessoas muito brancas e asiáticas;
* Consumo elevado de refrigerantes;
* Baixo peso e baixa estatura;
* Consumo de bebidas alcoólicas;
* Histórico familiar positivo;
* Tabagismo;
* Menopausa;
* Baixa ingestão de vitamina D e de cálcio;
* Sedentarismo;
* Baixa exposição solar.
Pessoas que possuem anorexia nervosa, doença de Crohn, anemia perniciosa, mieloma múltiplo, hipertireoidismo e depressão, apresentam ainda mais chances de contrair a osteoporose.
Tratamento
O tratamento é ministrado por remédios. Não oferecem cura para a osteoporose, mas contribuem para a reposição do fosfato de cálcio. Veja os principais medicamentos abaixo.
* Teriparatide;
* Estrogênios;
* Reposição hormonal;
* Bifosfonados;
* Raloxifeno;
* Reposição de cálcio;
* Reposição de vitamina D.
Prevenção
A melhor forma de cuidar da saúde dos ossos é prevenir a doença pois uma vez que a pessoa a contrai ela se torna irreversível.
* Pegar sol antes das 10 horas da manhã e depois das 16 horas da tarde para fortalecer a produção da vitamina D no corpo;
* Ingerir alimentos que possuam cálcio para reforçar a sua produção no organismo, tais como leite, carne, cereais, sementes, peixes e outros;
* Fazer atividades físicas para aumentar o tônus muscular, deixando ainda o corpo com mais equilíbrio.