O meio ambiente vem sofrendo várias degradações com o passar dos anos e os avanços nesses aspectos crescem cada dia mais. No estado em que o mundo se encontra, a única forma de retardar esse acontecimento é preservar a natureza e a biodiversidade de ecossistemas que ainda possuímos.
Conscientizar todas as pessoas para se moverem e fazerem sua parte em relação a preservação do meio ambiente é um dos projetos que vem sendo inseridos no meio social desde os anos 60 por vários países do mundo.
O Rio+20 ou Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS) é uma das repartições mundiais que se reúnem todos os anos para discutir os problemas que estão sendo causados ao mundo e consequentemente as vidas existentes na Terra. As maiores propostas vistas nas reuniões realizadas pelos 193 países que compõem o Rio+20 são de conseguir obter mais desenvolvimento sustentável em todo o mundo.
Como os avanços das decisões tomadas nas reuniões do Rio+20 demoram um pouco para serem colocadas em prática, todos os países possuem ONG’s e inúmeras pessoas que cooperam com a conscientização dos cidadãos para a preservação, para diminuir o avanço das degradações, criando cursos, palestras, divulgando panfletos e fazendo atividades para proteger a natureza.
Principais fatores que degradam o meio ambiente
* Poluição;
* Desmatamento;
* Gases emitidos a atmosfera;
* Queimadas;
* Lixo nos rios;
* Caça ilegal de animais.
Principais efeitos da degradação do meio ambiente
* Aquecimento Global;
* Efeito estufa;
* Extinção dos animais;
* Mudanças climáticas desordenadas;
* Ar poluído.
Como preservar?
* Evitar desmatar ou queimar árvores;
* Não caçar, capturar ou vender animais silvestres;
* Não jogar lixo no chão, rios, lagos ou no mar;
* Fazer o descarte certo do lixo;
* Destinar os materiais que podem ser recicláveis para centros que fazem esse serviço;
* Não desperdiçar água no banho ou nas torneiras;
* Diminuir o uso de energia elétrica;
* Conscientizar as pessoas de preservar também;
* Evitar utilizar meios de transporte que emitem fumaça sempre que puder;
* Evitar comprar qualquer tipo de coisa que contenha material descartável, ou que demore muito tempo para se decompor ou que não possa ser reciclado;
* Fazer uso correto de produtos químicos;
* Plantar árvores;
* Ajudar a proteger a natureza.
Essas atitudes podem não ser a solução de tudo, mas se cada ser humano de todo o mundo fizer a sua parte, haverá uma grande diminuição na destruição do meio ambiente.
Portanto, preserve o que é seu, o que é dele, o que é nosso!