A chia é uma das sementes mais usadas no mundo moderno em conjunto com a dieta e a reeducação alimentar por pessoas que procuram manter os hábitos saudáveis em função da boa estética e da saúde.
Essa semente é originária da Colômbia e do México e era consumida por povos antigos há mais de 2 mil anos a.C.
Após algumas pesquisas realizadas com a flor da chia, cientistas descobriram inúmeros benefícios que as suas sementes fornecia ao organismo humano. Hoje, ela é vendida em diversos mercados e em várias redes de lojas de produtos naturais. É muito procurada por pessoas que desejam emagrecer pois consegue dar mais saciedade para quem a consome.
Os principais componentes encontrados nas sementes de chia são o ômega 3, as fibras, as proteínas, o potássio, o cálcio, o zinco, o cobre e o magnésio.
Quais os principais benefícios?
* Ação anti-inflamatória;
* Controle da diabetes;
* Ação antioxidante;
* Manutenção do peso;
* Emagrecimento;
* Redução do risco de doenças cardiovasculares;
* Combate a constipação;
* Ajuda a manter a boa flora intestinal;
* Controle de pressão arterial;
* Melhora na saúde cerebral;
* Melhora na resistência e no rendimento de atletas;
* Ajuda na recuperação muscular;
* Sensação maior de saciedade;
* Mais energia.
O seu consumo deve ser feito em conjunto com outros alimentos, em qualquer refeição do dia.
A chia pode ser encontrada em forma de grãos, óleo e farinha. A quantidade que deve ser consumida diariamente varia de acordo com os objetivos da pessoa e com a dieta ou reeducação alimentar que ela exerce, mas normalmente, é indicado pelos nutricionistas que seja ingerido cerca de 2 á 4 colheres da semente.
Uma colher equivale a cerca de 10 gramas, que corresponde a aproximadamente 54 calorias, 4,4 gramas de carboidrato, 1,72 gramas de proteína e 3,3 gramas de gordura (boa).
Com esses dados é possível saber qual a quantidade certa a ser consumida por dia visando quantas calorias a pessoa ingere.