Os Segmentos Farmacoterapêuticos representam a prática profissional onde o farmacêutico se responsabiliza pelas necessidades de seus pacientes em relação aos seus remédios. Esse processo se dá através da detecção, prevenção e resolução dos Resultados Negativos da Medicação (RNM), de maneira contínua, documentada e inteiramente sistemática. Obtêm ainda colaboração de outros profissionais e do próprio doente, procurando assim ter melhores obtenções de respostas concretas das avaliações para disponibilizar mais qualidade de vida ao doente.
Esse Segmento representa a área de intervenção farmacêutica em relação a farmacoterapia clínica, onde o profissional ajudará a contribuir de maneira efetiva nos processos para disponibilizar maiores condições de vida ao doente, diminuindo assim a taxa de mortalidade e o óbito relacionado com o uso de medicamentos.
Ela possibilita a participação da promoção e da proteção da saúde, a participação do controle, da prevenção e da cura, habilidades de informação, conhecimento aos medicamentos e as doenças dos pacientes, desenvolver o sentido de pertença social e ainda trabalhar o seu próprio indivíduo.
Como se dá o segmento
* Princípios bioéticos;
* Qualidade de vida;
* Colaboração com o paciente;
* Respeito aos aspectos bio-psico-sociais;
* Processo saúde/doença.
Farmacêutico x prescritor
* Identificar o modelo de abordagem;
* Compreender a prescrição;
* Coordenar consensos;
* Facilitar a relação com o doente;
* Relacionamento humanitário e colaborativo.
Resultado da interação dos segmentos
* Princípios bioéticos;
* Qualidade de vida: exercício profissional;
* Processo saúde/doença;
* Colaboração com o prescritor;
* Respeitando seus aspectos de formação e bio-psico-sociais;
* Co-responsabilidade.
Todo o seu conceito se baseia em relações inter-multiprofissionais e intra-multiprofissionais.