O Pós-modernismo teve uma grande dominância no século XX. Era entendido como o processo de desenvolvimento das manifestações estéticas da cultura ocidental, porém a sua relevância se dava com mais força em países desenvolvidos e não subdesenvolvidos. No Brasil, esse contexto se ressaltou entre as décadas de 70 e 80. O Pós-modernismo na literatura brasileira se deu com o amadurecimento dos seus autores, tanto na poesia quanto na prosa.
A pós modernidade é dita como uma intensificação dos traços que a modernidade havia deixado anteriormente. O modernismo foi um grande movimento no Brasil, sendo um grande marco simbólico em 1922, na Semana de Arte Moderna, em São Paulo. Todo esse processo possibilitou a consolidação de livros, revistas, manifestos, grupos, e toda a realidade cultural que surgira.
Os autores literários modernistas do Brasil desejavam nesse momento retirar todo e qualquer aspecto de estagnação do país, onde defendiam a antropofagia.
O Pós-modernismo abrangeu três fases:
• O modernismo dos anos 20;
• O modernismo dos anos 30 aos 45;
• E o modernismo canônico entre os anos 40 aos 60.
Com o tempo, alguns traços do modernismo continuaram, porém alguns foram modificados. Na produção literária entre os anos 70 aos 80, existia uma pluralidade de tendências, mas ainda assim possuíam alguns aspectos em comum, destacando a estética pós moderna.
As manifestações literárias dos anos 80 demonstrava toda a realidade vivida na época, dentre a economia dependente, a uma sociedade absolutamente diferente e matizada, em meio à miséria e o analfabetismo, misturadas com o avanço das tecnologias e dos computadores. Todas as narrativas se davam de acordo com o cotidiano vivido e por esse motivo os autores possuíam uma certa espontaneidade em suas obras.
Principais aspectos do Pós-modernismo
- Radicalização de posições antirracionalistas e antiburguesas;
- Autorreflexão;
- Fragmentarismo textual;
- Exercício da metalinguagem;
- Ecletismo estilístico;
- Pastiche;
- Presença do humor;
- Exaltação do prazer;
- Hedonismo;
- Androgenia;
- Intensificação do lúdico;
- Acentuação e fragmentação do texto e da polifonia de vozes;
- Retomada de texto do passado;
- Ênfase no cotidiano;
- Anseio pela pluralidade;
- Questionamento do racionalismo;
- Esquizofrenia;
- Ironia;
- Intertextualidade.
O Pós-modernismo convivia então com uma mesclagem de estilos que conviviam entre si sem nenhuma hierarquia. Logo ao observar as obras literárias desse movimento é possível reconhecer a sua autenticidade.
Autores e obras
Caio Fernando de Abreu
- Morangos mofados;
- Triângulo das águas.
Dalton Trevisan
- O vampiro de Curitiba;
- Desastres do amor;
- Guerra conjugal;
- A trombeta do anjo vingador;
- Lincha tarado;
- Cemitério de elefantes.
Clarice Lispector
- Perto do coração Selvagem;
- O lustre;
- A maçã no escuro;
- Laços de família;
- A legião estrangeira;
- A paixão segundo G. H.;
- Água viva;
- A via crucis do corpo;
- A hora da estrela;
- Um sopro de vida.
Guimarães Rosa
- Sagarana;
- Corpo de Baile;
- Grande Sertão: veredas;
- Primeiras estórias;
- Tutaméia;
- Terceiras estórias;
- Estas estórias.
Jorge Andrade
- A moratória;
- Vereda da salvação;
- A escada;
- Os ossos do barão;
- Senhora da boca do lixo;
- Rasto atrás;
- Milagre na cela.
João Cabral de Melo Neto
- Pedra do sono;
- O engenheiro;
- Psicologia da composição;
- Fábula de Anfion e Antiode;
- O cão sem plumas;
- O rio;
- Morte e vida severina;
- Uma faca só lâmina;
- Quaderna;
- A educação pela pedra;
- Auto do frade;
- Agrestes;
- Crime de la Calle relator.