O processo de abrir firma se faz necessário para várias operações como: contratos de aluguel, qualquer operação de comprar e venda com grandes valores, venda de imóveis, venda de veículos, entre outros. Geralmente é uma processo rápido e basta apresentar alguns documentos.
- Ser maior de 16 anos
- Apresentar RG (carteira de identidade) ou qualquer outro documento com foto reconhecido pelo Governo Federal que esteja em perfeito estado, sem danos. Carteira de trabalho não é valida.
- CPF original
- Pessoas que alteraram o nome após o casamento devem apresentar a certidão de casamento.
- Estrangeiros devem apresentar o Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) ou o passaporte em perfeito estado.
O preço para abrir uma firma vai ser gratuito, mas dependendo do cartório eles podem cobrar uma taxa que pode variar de R$ 0,50 até os valores mais altos.
A vantagem de ter uma firma reconhecida e autenticada é a segurança nas transações. O cartório ficará com a sua assinatura reconhecida para todas as operações futuras. Para explicar de uma maneira mais simples, existem duas maneiras de estar reconhecendo firma em um documento, o primeiro é por semelhança das assinaturas e o segundo e com a presença da pessoa com identidade e CPF para identifica-la.