O colesterol é considerado um tipo de lipídio que é produzido no nosso corpo e encontrado em alimentos de origem animal. Ele é responsável por desempenhar funções muito importantes à nossa saúde. Quando é classificado como alto, corresponde a acúmulo demasiado de gordura ruim no organismo, principalmente no sangue, fazendo com que os riscos para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares sejam ainda maiores. Ele ainda é conhecido como LDL.
Quando os níveis do colesterol se encontram em estágios muito avançados, várias outras complicações podem afetar o nosso organismo, tal como as baixas da imunidade, produção da vitamina D, das funções hormonais e a aterosclerose (que é o endurecimento das paredes dos vasos sanguíneos), entre outros.
Sintomas
Quem possui o colesterol elevado raramente apresenta sintomas. É importante ressaltar que devem estar em alerta e realizar exames anualmente, todas as pessoas que possuem aterosclerose, obesidade, má alimentação, sedentarismo, histórico de colesterol alto na família e alguma morte familiar interligada ao infarto.
Os únicos sintomas do colesterol alto que são visíveis aparecem devido aos depósitos de gordura que se acumulam no fígado. Podendo ser:
* Aumento do baço;
* Aumento do fígado;
* Aparecimento de bolhas de gordura na pele (ou xantelasma).
O aumento do fígado e do baço acontecem quando os triglicerídeos no sangue atingirem valores próximos ou superiores a 800 mg/dl de sangue. O principal sintoma desse aumento é a dor abdominal intensa.
Tratamento
É muito importante que check-up seja realizado por todas as pessoas para que doenças assintomáticas como essa seja revelada logo, em seu estágio inicial, para que o tratamento seja eficaz. Portanto, alerte-se!
O tratamento dessa enfermidade é realizado com medicamentos, dietas e práticas de exercícios, onde profissionais tem que estar sempre acompanhando os exames do paciente para ver se houve ou não modificações nas taxas de colesterol. Manter um peso saudável, a taxa da pressão arterial estável e reduzir o estresse também ajuda muito no processo.
Pessoas que possuem diabetes ou que tem muita facilidade para ganhar peso deverão ficar ainda mais atentas ao seu tratamento. As que possuem aterosclerose, o tratamento só se tornará totalmente eficaz se o estilo de vida for totalmente modificado e voltado à saúde.
Prevenção
- Fazer execícios físicos em dias alternados ou diariamente;
- Não fumar;
- Fazer dieta com acompanhamento médico, com baixos níveis de colesterol e gordura;
- Evitar o estresse e a ansiedade;
- Evitar frituras;
- Comer de 3 em 3 horas;
- Beber bastante água;
- Comer bastante verdura, fruta, legumes, fibras, entre outros;
- Evitar beber sucos com conservantes e bebidas gaseificadas;
Alimentos que ajudam na prevenção do colesterol alto
- Pão integral;
- Aveia;
- Farelo de aveia;
- Pêra;
- Cenoura;
- Farelo de trigo;
- Pêssego;
- Cereais integrais;
- Feijão;
- Quiabo;
- Cevada;
- Figo;
- Vegetais folhosos;
- Aipo;
- Couve-de-bruxelas;
- Bagaço da laranja;
- Ameixa preta;
- Ameixa preta;
- Couve-flor;
- Mamão;
- Amora;
- Damasco;
- Mandioca;
- Azeite de oliva;
- Ervilha;
Aviso: o colesterol alto é um dos principais fatores que ocasionam o infarto em todo o mundo, portanto, fique atento e realize exames anualmente para avaliar como anda a sua saúde!