Pesquisas afirmam que existem mais de 150 tipos de dores de cabeça no mundo, suas causas variam entre pequenos detalhes diários e vai até um dos sintomas de algumas doenças graves quando não tratadas. É um dos principais sinais que o corpo manifesta quando está sendo contagiado por uma enfermidade.
Esse grande desconforto se dá na região do cérebro, podendo atingir qualquer parte da cabeça, tal como as veias, terminações nervosas, dentes, pele, células cerebrais, entre outros.
Diagnóstico
Para a realização de um bom diagnóstico, é necessário que o médico leve em conta todas as características da dor. Ela pode se manifestar de uma forma latejante, como pontadas, pressão, avaliando ainda a sua frequência, intensidade e duração.
Motivos comuns das dores de cabeça constante
- Cansaço;
- Estresse;
- Preocupação;
- Ansiedade;
- Renite;
- Sinusite;
- Enxaqueca;
- Gravidez;
- Alterações hormonais;
- Comprometimentos na coluna cervical;
- Alteração na articulação têmpora-mandibular;
- Cefaleia em salvas;
- Problemas oculares;
- Dores causadas por toxinas;
- Ingestão demasiada de açúcares;
- Jejum prolongado;
- Ressaca;
- Período menstrual (em mulheres);
- Alergias;
- Desidratação;
- Calor demasiado;
- Noites mal dormidas;
- Esforço exagerado;
- Cheiros fortes;
- Comprometimento dos nervos cranianos;
- Tumor cerebral;
A dor de cabeça constante se dá mais frequentemente na região frontal da cabeça e na testa. Quando ela permanece presente no indivíduo por mais de três e nos casos em que ela for acompanhada por outros sintomas, é essencial que a ajuda médica seja procurada.
O que fazer?
A dor de cabeça é muito incômoda e devido a isso muitas pessoas ingerem comprimidos analgésicos de forma demasiada, que pode vir a prejudicar a saúde posteriormente, principalmente dependendo da causa desse desconforto. O mais indicado nestes casos é realizar um tratamento caseiro, tal como tomar um copo de suco de laranja natural com sementes várias vezes ao dia (pois ajuda a diminuir o sintoma), diminuir os níveis de estresse, repousar, dormir bem, etc .
Caso a dor de cabeça seja muito frequente, intensa e acompanhada de outros sintomas, é indicado um médico seja procurado o mais rápido possível para que um diagnóstico mais detalhado seja realizado e posteriormente o seu tratamento.
Como evitar a dor de cabeça
- Tenha boas noites de sono;
- Coma de três em três horas;
- Não pule refeições;
- Evite uma exposição demasiada ao calor;
- Tome muita água durante todo o dia;
- Evite o estresse;
- Não se preocupe tanto com problemas, dívidas, etc;
- Tome menos café;
- Procure relaxar;
- Faça exercícios físicos;
- Procure tratar a dor de cabeça assim que ela aparecer;
- Procure ajuda médica quando a dor for muito intensa e frequente, principalmente em casos de gestantes;