O Bosque dos Buritis é considerado o mais antigo patrimônio natural da cidade de Goiânia, tendo sido a inauguração em 1933. É considerado um dos pontos turísticos paisagísticos mais belos de todo o Brasil e também da América do Sul.
Possui cerca de 141.500 metros quadrados, projetado como um Plano Oriental da cidade goiana. Sua extensão conta com a presença de lagos (sendo alguns artificiais, abastecidos pelo córrego Buriti), plantas rasteiras e muitas árvores. A maior parte da vegetação deste local foi substituída por espécies exóticas, restando apenas 10% da sua flora original.
Seu ambiente possui um clima úmido e ameno, com temperatura média de 23 °C, devido a altitude (cerca 749 metros). Todo o bosque é tido ainda como um centro de preservação de espécies, tanto de plantas como de alguns animais.
Pode-se encontrar dentro do bosque calçamento interno, meios-fios, lagos, fontes luminosas, cascatas, calçadão de cooper, alambrados, lanchonetes, entre diversos outros serviços. A biodiversidade e a riqueza de informações vista em toda a sua extensão é o que mais cativa os visitantes e observadores.
Principais atrações do Bosque dos Buritis
* O maior jato d’água encontrado na América do Sul;
* Centro Livre de Artes;
* Museu de Arte de Goiânia;
* Monumento à Paz Mundial;
Informações
Entrada
Não é cobrada nenhuma taxa para visitar o local.
Horário de funcionamento
A parte interna do bosque pode ser visitada todos os dias das 08 horas da manhã até às 18 horas da tarde.
Recomendações
Os visitantes não devem alimentar os animais e nem jogar lixo no chão local, principalmente nas áreas de conservação.
Endereço
Bosque dos Buritis.
Setores Central e Oeste – Região Central.
Entre as Ruas 1 e 29.
Avenida Assis Chateaubriant e Alameda dos Buritis.