O que é?
O câncer do endométrio é dito como uma enfermidade decorrente de células malignas localizadas na parede uterina do organismo. A médio e a longo prazo, essa doença pode desenvolver alguns tipos de metástases, tal como ovariana, a peritoneal ou a vaginal.
Causas
As causas desse câncer são desconhecidas, mas pesquisas afirmam que acontece em mais frequência em mulheres entre 60 à 70 anos, principalmente nas que possuem altos níveis de estrogênio no organismo, que são obesas ou tem a síndrome dos ovários policísticos.
Observação: Existem alguns casos raros em que a doença foi constatada em mulheres com 40 anos.
Diagnóstico
O diagnóstico dessa enfermidade é realizado através de exames, podendo ser eles um papanicolau, uma curetagem, ressonância magnética, uma ultrassonografia endovaginal ou uma biópsia endometrial.
Sintomas
- Sangramentos após a menopausa;
- Corrimento com tonalidade branca ou transparente após a menopausa;
- Cólicas;
- Dores pélvicas;
- Sangramentos nos intervalos menstruais (antes da menopausa);
- Menstruação desregular e abundante após os 40 anos de idade.
Tratamento
O tratamento desse câncer normalmente se dá através de uma cirurgia que retira o útero, os gânglios linfáticos e os ovários da mulher. Após esse procedimento, são realizadas sessões de terapia, quimioterapia, radioterapia,braquiterapia e/ou hormonioterapia.
É muito importante que a paciente esteja atenta aos sintomas demonstrados pelo organismo. Quanto mais cedo o diagnóstico é realizado e a doença descoberta, menos danos ela causa a paciente. Após a cirurgia, é importante que o acompanhamento ginecológico se torne frequente.
Tem cura?
O câncer do endométrio tem chances de cura quando descoberto em sua fase inicial e o seu tratamento é realizado de maneira correta durante todo o período estipulado pelo médico responsável pelo caso.