As enzimas são ditas como substâncias orgânicas que catalisam reações biológicas pouco espontâneas e algumas muito lentas, a maioria delas são proteínas. O seu poder catalítico consegue relacionar a velocidade das reações com a energia fornecida para que seu processo aconteça.
Elas se subdividem em seis grupos, sendo eles:
» Hidrolases: Enzimas responsáveis por associar as moléculas de água para promoverem a quebra das ligações covalentes;
» Isomerases: Enzimas responsáveis por mediar a conversão de substâncias isoméricas;
» Ligases: Enzimas responsáveis por formar novas moléculas através da união de duas já preexistentes;
» Liases: Enzimas responsáveis por remover as moléculas de água, amônia e gás carbônico a partir da ruptura de ligações covalentes;
» Oxidoredutases: Enzimas responsáveis por efetuar a oxirredução (transferência de elétrons);
» Transferases: Enzimas responsáveis por realizar a translocação de grupos funcionais de uma molécula para a outra.
Existem vários fatores,principalmente externos, que contribuem para a disfunção das enzimas, fazendo com que a curto, médio ou longo prazo se tornem inativas no metabolismo, tal como a diminuição demasiada da temperatura. Por causa disso, é muito importante que haja a verificação das atividades enzimáticas.
Regulação das enzimas e suas atividades
Existem duas formas mecanizadas de realizar essa regulação:
» A primeira se dá pelo controle da atividade enzimática, realizada por mudanças na sua própria estrutura, causando posteriormente alterações na velocidade catalítica das enzimas;
» A segunda decorre do controle da disponibilidade das enzimas, realizado sobre as velocidades da sua síntese e degradação, indicando assim a sua concentração nas células do organismo.
Existem ainda dois importantes componentes nesse processo:
» Cofatores: Ajuda a enzima a desenvolver as suas atividades, podendo se comportar como coenzimas ou íons metálicos.
» Coenzimas: Podem atuar como grupos funcionais, retirados de um substrato em uma reação, ou receptores de átomos ou doadoras de grupos funcionais.
Mesmo sendo muito importantes para o funcionamento do metabolismo, as enzimas são substâncias muito sensíveis e frágeis, por isso é essencial manter a temperatura e o pH do organismo sempre em ordem.