Quando nossos cães transparecem atitudes estranhas e adoecem ficamos muito preocupados por não saber como agir e, por vezes, devido aos seus sintomas serem muito parecidos com os nossos, acabamos ministrando alguns remédios voltados para humanos á estes animais, o que pode causar várias reações posteriormente em seu organismo, sendo algumas benéficas e outras muito perigosas.
Os antibióticos ministrados para seres humanos podem causar diversas reações no organismo canino. Não é aconselhável que esses animais sejam medicados sem prescrição veterinária, nem mesmo os remédios criados propriamente para eles, pois podem causar grandes prejuízos para a sua saúde, colocando muitas vezes a vida do cão em risco.
Já existem no mercado antibióticos e vários outros medicamentos voltados para diversos animais, inclusive para os cães. Eles foram criados para combater exclusivamente as doenças causadas pelas bactérias que costumam atingir esses bichinhos. Esses micro-organismos ficam em quase todas as partes dos ambientes que os animais frequentam ou habitam, por isso é fácil contraí-los.
Como saber que o cachorro está doente?
Nos casos onde as enfermidades são causadas por bactérias, o cão costuma apresentar os sinais abaixo:
- » Indisposição;
- » Fraqueza;
- » Perda do apetite;
- » Coceira;
- » Vermelhidão;
- » Feridas;
- » Secreção de pus no ouvido;
- » Bolhas com secreções pelo corpo;
- » Perda da pelagem do animal;
- » Dificuldade em urinar e evacuar;
- » Presença de sangue na urina e nas fezes;
- » Urina escura;
- » Excesso de cera nos ouvidos;
- » Vômitos;
- » Diarreia;
- » Espirros frequentes.
Aviso
Caso o seu cão esteja com qualquer um dos sintomas descritos acima, leve-o imediatamente para um bom veterinário, para que seu diagnóstico seja realizado e o tratamento comece o quanto antes para que a enfermidade não cause tantos danos ao organismo do animal.
É importante lembrar que o tratamento deverá ser realizado da mesma forma em que o veterinário prescrever, para que assim ele funcione e as bactérias sejam eliminadas completamente.
Observação: quando o tratamento é interrompido, elas ficam ainda mais fortes e resistentes aos medicamentos.