É difícil definir um período pelo qual se possa delinear com exatidão a idade média. Entretanto a maioria dos historiadores determina o inicio da idade média com a queda do império romano e as invasões barbaras sobre a mesma. A politica romana foi assimilada por esse povos bárbaros e eles formaram toda uma estrutura politica e social que caracterizou toda a Europa do século V ao século XV.
Estrutura Social
A época ficou marcada por uma estrutura social baseada em estamentos. Os estamentos eram intransponíveis e definam toda a sociedade, nessa estrutura podemos definir:
Nobreza: o mais alto nível social, caracterizado por grande senhores de terras e pela família real. A nobreza exercia o papel politico na sociedade medieval, criando e aplicando leis. Eram responsáveis pela proteção militar e cobravam impostos dos camponeses.
Clero: composto pelo alto e pelo baixo clero, era composto por membros da igreja. O baixo clero era formado por padres e aprendizes que também não ascendiam para o alto clero, este formado por bispos, cardeais e o papa. A igreja se tornou a maior potencia financeira da idade média e a instituição mais importante da época.
Terceiro Estado: o estado pobre da população, formados por camponeses, servos e pequenos comerciantes que sustentavam a nobreza e o Clero e não detinham nenhuma poder politico predominante.
Sistema politico
O sistema politico medieval foi definido por forças atuantes isoladas, apesar de ser uma monarquia a maioria da população era submetida ao sistema do feudalismo. Nesse sistema o Suserano (nobreza) “alugava” forma uma parte das suas terras para o vassalo, estes dois então faziam um acordo, o suserano se comprometia a dar proteção em troca da utilização de suas terras. O vassalo deveria trabalhar e entregar parte da sua produção ao suserano e trabalhar para eles alguns dias da semana.
Esse sistema foi predominante por séculos, o rei poderia ser visto como um grande suserano, isso o garantia no poder, a igreja garantia a sua fortuna pela cobrança de dízimos e pela venda de indulgências, a importância do sagrado para sociedade é quase inconcebível para o pensamento da sociedade atual, tendo como objetivo a salvação da alma, essa é a grande característica da idade média.
Idade das trevas
Muitas pessoas erram ao dizer que a Idade média foi um período de trevas para a raça humana, apesar da repressão em setores científicos, muitas das ideias que temos no mundo contemporâneo foram difundidas na idade média. a economia era baseada no sistema de subsistência, o sistema monetário era minimo,com o tempo os servos começaram a ser muito explorados. O aumento do comercio e descontentamento, acabou provocando o fim desse sistema e abalando as estruturas sociais medievais, gerando guerras e revoluções futuras