A Inglaterra corresponde a uma nações localizadas no Reino Unido. Sua extensão compreende a 130.395 quilômetros quadrados que se subdivide em grandes, médias e pequenas formações de ilhas, fazendo fronteira com o Mar Celta, Canal da Mancha, Mar do Norte, Escócia e País de Gales.
Mesmo sendo uma região de destaque político, econômico e social, a Inglaterra não possui nenhum governo ou grupo de representantes independente do Reino Unido. A forma governamentalista aderida em seu território é a Monarquia Parlamentarista, que implica na existência de um Primeiro Ministro ou chanceler, símbolo eleito pela maioria do parlamento (Poder Legislativo).
Esse sistema de governo foi criado na Inglaterra Medieval, no final do século XIII, o mesmo é descrito como a sustentação política do legislativo em relação ao executivo, que necessita do parlamento para ser formado e também para governar.
A grande vantagem de um país regido pelo poder parlamentarista é a flexibilidade que esse modelo exerce. Um bom exemplo disso é a troca rápida do chanceler em crises políticas e a destruição do parlamento anterior, processo que beneficia toda a conjuntura organizacional governamentalista.
Curiosidade
Existem outras importantes nações na atualidade que optam por esse tipo de governo, como:
- Canadá;
- Suécia;
- Itália;
- Alemanha;
- Portugal;
- Holanda;
- Índia;
- Tailândia
- Grécia;
- Estônia;
- Egito;
- Israel;
- Polônia;
- Sérvia;
- Turquia;
- Noruega;
- Finlândia;
- Islândia;
- Bélgica;
- Armênia;
- Espanha;
- Japão;
- Austrália;
- República Popular da China.