Casar é o sonho de muitas mulheres, desde pequenas são indiciadas ao mundo em que o amor é a melhor saída, que um dia irão encontrar o príncipe encantado, ter muitos filhos e formar uma família. Inicialmente, tudo isso parece ser bem fácil e prático, mas todo o processo de união do casal exige tempo, organização, dinheiro, paciência e dedicação.
A decisão de casar está tomada, mas como organizar todo o casamento? Quais as documentações necessárias quanto a cerimônia civil e religiosa? Qual data escolher? Fazer festa ou não? Contratar buffet ou não? Bom, estas e outras inúmeras dúvidas surgem a todo o momento até o dia do casamento e para que nada saia errado, é necessário saber de cada um desses detalhes.
Confira abaixo um tira dúvidas e fique por dentro de como preparar um casamento com sucesso:
Data
Indica-se que a data seja escolhida com um ano de antecedência da realização do casamento, para que o casal tenha tempo de preparar toda a cerimônia com calma.
Local
A igreja escolhida para a realização do casamento deverá ficar no consenso entre os noivos. Para contratar esse serviço, é necessário que ambos se destinem ao local, marque a data e o horário da cerimônia.
Casamento civil e/ou religioso?
Essa escolha vai variar da decisão dos noivos, mas para os casais que possuem muita fé, indica-se que além dos procedimentos civis, que os religiosos também sejam aderidos.
Documentação
Os documentos pessoais do casal são essenciais para apresentação, tanto na solicitação do casamento civil quanto religioso. O das testemunhas e padrinhos também poderão ser solicitados. Portanto, procure deixar toda a papelada em dias para que nada dê errado.
Gastos
O casamento civil, o religioso, a festa e tudo o que arremeter a cerimônia dos noivos irá proporcionar gastos. Por isso, é necessário ter uma quantia razoável para custear todos os custos. O valor bruto de todo esse processo vai variar de acordo com os gostos do casal e suas exigências.
Comprar ou alugar o vestido de noiva?
Comprar o vestido é caracterizado como um gasto muito elevado, por isso, alugar ou mandar fazer por vezes sai bem mais em conta.
Cerimônia
É importante que todo o ritual da igreja seja seguido, mesmo que com algumas modificações. Lembre-se de que todos deverão treinar a entrada e a saída na igreja, para que no dia do casamento todos fiquem em seus devidos lugares.
Buffet
A contratação de buffet’s deve ser realizada tempos antes da cerimônia, para conseguir manter a data fechada com a empresa. Procure saber a qualidade dos seus serviços no mercado, para que não existam chateações durante a festa.
Festa ou reunião familiar?
Essa decisão irá depender do gosto do casal e também de suas finanças. Para quem deseja economizar, existem restaurantes que realizam essas reuniões, onde todos comemoram o casamento, mas cada um custeia seu consumo, muitas vezes com desconto, de acordo com a quantidade de pessoas.
Dia de noiva
Um bom salão de beleza ou profissional da área deve ser procurado e contratado anteriormente para o grande dia, deixando a noiva ainda mais bela. Existem muitas empresas no mercado estético que fecham pacotes de maquiagem e cabelo para a noiva, madrinhas, damas de honra, etc, fazendo pacotes com descontos relevantes.
Lua de mel
Esse é considerado como um dos mais importantes momentos da vida do casal, pois unem seus corpos pela primeira vez após o casamento. Para quem possui um dinheirinho extra, procure viajar por alguns dias, mas se a situação estiver um pouco apertada, prepare um ambiente completamente romântico em casa ou em um hotel e aproveite a noite!
Contratar ou não uma agência de cerimonialistas ou assessores?
Essa é uma excelente dica organizacional para quem não sabe por onde começar os preparativos do seu casamento. Mesmo gerando um custo a mais, a ajuda destes profissionais proporciona maior facilidade aos noivos.