A febre chicungunha ou chikungunya (vírus CHIKV) vem se tornando uma das doenças virais mais preocupantes do Brasil e do mundo, categorizada como uma enfermidade parecida com a dengue em relação aos prejuízos que produz na saúde humana e também por seus agentes transmissores serem os mesmos (Aedes aegypti e o Aedes Albopictus).
Anteriormente, a constatação dos seus casos era mais comum no continente africano, depois de algumas décadas, sua proliferação se apresentou na Ásia, Europa e agora está tomando de conta de todas as Américas. Uma das maiores preocupações desse vírus ter chegado ao território brasileiro é a facilidade com que os mosquitos da doença possuem para se reproduzir, isso acontece devido as condições climáticas propícias a sua existência.
Uma das diferenças mais notáveis entre a febre chicungunha e a dengue é que a primeira tem um ciclo de transmissão mais rápido que o da segunda, manifestando com mais rapidez os seus sintomas, sendo os principais deles:
- Febre alta
- Dor de cabeça e na coluna
- Fadigas
- Vômitos
- Náuseas
- Mialgia
- Exantema
- Poliartrite
- Perda dos movimentos devido a forte dor presente
Observação: A poliartrite costuma ficar ativa no organismo do paciente por muito tempo, mas ao contrário da dengue, essa enfermidade não promove quadros gravíssimos ou hemorrágicos.
Fatores de risco
O vírus chikungunya pode afetar pessoas de todos os gêneros e idades, mas se faz mais presente em bebês neonatais, idosos e em pessoas com comorbidades.
Ajuda médica
Assim que os sintomas começarem a se apresentar a ajuda de um profissional da área da saúde deverá ser procurada. Se constatada a suspeita da doença, é essencial que os órgãos dos serviços de saúde sejam notificados em um prazo de até 24 horas. O diagnóstico médico desse distúrbio geralmente é constituído de análises clínicas e exames laboratoriais, como o da sangue.
Tratamento
Os métodos utilizados para conter a febre chicungunha é ministrado de forma sintomática, levando em consideração o estado em que o enfermo se encontra e o grau em que o transtorno se reproduz em seu organismo. Medicamentos são manipulados através das prescrições médicas e algumas mudanças de hábitos, como uma maior hidratação da estrutura corporal.
Observação: Devido a presença das dores e da perda de movimentos acarretadas por elas, sessões de fisioterapia também poderão ser recomendadas.
Complicações
- Fraqueza
- Cansaço
- Depresssão
- Sintomas reumáticos
- Distúrbios vasculares periféricos
- Síndrome de Raynaud
- Óbito
Prevenção
• Evite todos os tipos de acúmulo de água para diminuir a reprodução dos agentes transmissores, assim como é realizado o combate contra o mosquito da dengue, através da limpeza de calhas, colocando areia nos vasos de plantas, etc.
• Use repelentes, com relevância em locais onde a quantidade de mosquitos se faz bastante intensa.
• Consuma suplementos de vitaminas do complexo B, suas composições funcionam como um repelente natural.
Aviso!
Esse artigo é apenas informativo sobre o vírus CHIKV. Para mais orientações, se encaminhe para a clínica ou hospital mais próximo da sua residência e solicite o acompanhamento de um profissional da área da saúde.