O mundo globalizado está exigindo potenciais elevados de atividade para os profissionais que atuam nas mais distintas áreas de mercado, para que assim consigam atender todas as necessidades destacadas pelos consumidores, além de estimular desejos que elevem o seu poder de compra.
Através desse processo é possível provocar a expansão comercial em âmbito nacional e internacional e para acompanhar essa complexidade é relevante que as empresas de pequeno, médio e grande porte se dediquem inteiramente, caso contrário, poderão ser excluídas ou se tornar meras anônimas nesse sistema.
O Marketing Pessoal é uma das ferramentas que devem ser inseridas nessa conjuntura porque ele é o grande responsável por criar estratégias de melhoria para os relacionamentos, facilitando o contato do profissional com o seu meio de trabalho, com o público alvo, entre outras demais redes que elevam o seu reconhecimento, habilidades e competências.
Os fundamentos técnicos dessa modalidade foram criados por meio de embasamentos teóricos da psicologia da aprendizagem, tendo como suas principais fontes de estudos as pesquisas elaboradas por Ivan Pavlov, Fritz Perls e Burrhus Frederic Skinner.
Esses grandes homens afirmam em seus relatos que o condicionamento de cada ser humano, assim como os seus comportamentos e estímulos, acontecem desde a infância e por essa razão todas as pessoas podem chegar ao topo do sucesso, desde que trabalhem constantemente para aprimorar suas qualidades e reverter os seus defeitos para que eles deixem de ser pontos negativos e se tornem positivos.
Técnicas eficazes de Marketing Pessoal para exercer no trabalho
Todas as descrições a seguir proporcionam resultados incríveis no mercado de trabalho, mas sua dinamização também pode auxiliar muito em outros campos, como na vida pessoal e acadêmica.
» Fortalecimento rotineiro da auto-estima e da qualidade visual pessoal;
» Priorização de projetos únicos e originais;
» Manutenção de uma excelente intercomunicação pessoal;
» Apresentação de diferencial competitivo com valor acrescentado;
» Construção de uma grande rede de relacionamentos, através da prospecção de clientes, com priorização nas relações públicas.
Existe ainda uma lista de características de viabiliza a excelência máxima de um bom profissional, como criatividade, competitividade, liderança, empatia, maturidade, otimismo, paciência, integridade, visibilidade, espírito de equipe, inovação, persuasão, humildade.
Principais erros cometidos no Marketing Pessoal
As estratégias contidas dentro do plano chave do Marketing Pessoal costumam confundir um pouco as pessoas, particularidade que pode vir a atrapalhar muito todos os seus objetivos, como:
» Implementação de ideias “antigas” e não-inovadoras;
» Cópia de planos estratégicos e de negócios ineficazes;
» Acreditar em sonhos frustantes, investir tempo e recursos financeiros. Correr riscos incalculados;
» Esquecer de colocar em prática todos os pontos positivos do Marketing Pessoal porque já conseguiu alcançar alguma meta;
» Deixar de lado a agregação de valores nas especializações, certificados profissionais pessoais, linguagem empresarial, etc;
» Ministrar o mesmo plano de interatividade regularmente, esquecendo-se da modernidade e de como os tempos atuais se inova cotidianamente.