O medicamento sibutramina é um inibidor de apetite fabricado para ajudar paciente com quadro de obesidade a terem um maior indução para a perda de peso. Seu maior benefício é manter a perda de peso por um período extenso. Além de emagrecer também redução o nível de glicemia do paciente, melhorando seu perfil lipídico. A droga é capaz de atingir dois neuro transmissores do cérebro, a noradrenalina e a serotonina, que funcionam levando as informações de para outro entre os neurônios.
Embora muitas pessoas queiram utilizar do medicamento, o tratamento é indicado para quem tiver o Índice de Massa Corporal (IMC) com valor igual ou acima de 30, e que não apresente qualquer tipo de doença cardíaca. De acordo com pesquisas, a sibutramina pode aumentar o risco de alterações no sistema nervoso central, e também causar problemas cardiovasculares. Por isso deve ser prescrito corretamente pelo médico, porque além dessas possibilidades, o remédio ainda apresenta inúmeros efeitos colaterais.
Entre os sintomas estão boca seca, náuseas, irritação estomacal, falta ou excesso de sono, tontura, cefaléia, aumento da pressão arterial, arritmia cardíaca, sensações superficiais de calor, queimação, crises esporádicas de mudança de humor, dificuldade para urinar, dores no peito, redução da visão, e até mesmo o surgimento de edemas. Lembrando que esse sintomas possuem graus de frequência e não acometem todas as pessoas que tomam a sibutramina.
Em média, o prazo máximo de utilização do remédio é de apenas dois anos. Por causa dessas reações e o uso abusivo de alguns pacientes, a Anvisa determinou um controle maior sobre a prescrição do remédio. O mesmo somente pode ser vendido com receituário azul, que contém uma numeração controlada, além disso, pacientes e médicos devem assinar o termo de responsabilidade, que precisa ser apresentado com a receita, só assim poderá fazer a compra.
Ainda dentro da determinação da Anvisa, a sibutramina não pode ser comercializada por telefone ou via internet. O paciente deve se dirigir a uma das drogarias e farmácias, por causa da diferença regional, os preços do medicamento são variados, mas em geral fica em torno de R$11,45 para a marca Ache 15mg com 10 cápsulas e R$50,17 para cloridrato de sibutramina de 10mg c/ 30cápsulas da Biosintetica.