O tratamento de água com coloração figura entre os maiores avanços em saneamento básico de todos os tempos, essa medida elimina a grande maioria dos agentes nocivos ao organismo humano e, por conseguinte, diminui consideravelmente os índices de mortes resultantes de contaminações hídricas.
A água em seu estado natural seja em nascentes e rios, seja em lençóis subterrâneos não está livre de contaminação, além do excesso de minerais, o que pode representar riscos a saúde humana, por esse motivo, antes de chegar a sua residência a água passa por uma série de processo na estação de tratamento, inclusive a cloração, para aumentar seu índice de potabilidade.
Contudo, o emprego do cloro trás também desvantagens, as principais englobam os altos cultos com o procedimento, a criação de subprodutos no líquido, a decomposição da substância quando exposta ao sol e ainda mal cheiro em alguns casos.
Vamos ver como funciona todo o procedimento realizado nas ETAs que consegue extinguir a insalubridade da água e torna-la apropriada ao consumo humano:
– Bombeamento: depois de já feita a captação seja de fontes na superfície ou subterrânea é preciso transportar esse líquido até a ETA, isso é feito ora com a força da gravidade ora com auxilio de bombas propulsoras.
– Pré-Cloração: Nessa etapa acontece a primeira cloração, que torna os corpos indesejados insolúveis em meio hídrico.
– Pré-Alcalinização: Para que o processo ocorra de forma satisfatória é preciso ajustar o PH da água, para conseguir isso são ministrados soda e cal.
– Coagulação: Agentes químicos são adicionados e a sujeira se agrega formando aglomerados.
– Floculação: A água é encaminhada para recipientes em que a movimentação provoca um aglomerado unitário de sujeira tornado-a mais densa é pesada.
-Decantação: Então os flocos tornam-se mais pesados do que o líquido e descem para o fundo do tanque.
– Filtração: A água é direcionada para uma série de tanques de areia onde são eliminados qualquer desquicio de sujeira não eliminado na decantação.
– Cloração: Com a água já límpida chega a hora de torna-la potável, mais uma carga de cloro é ministrada, com isso os patógenos presentes dá água são eliminados.
– Pós-Alcalinização: Para que o encanamento que leva a água ate sua causa não sofra danos é adicionada também mais um percentual de cal.
– Fluoretação: Para diminuir problemas dentais da população é adicionado ainda flúor no líquido.
Depois de tudo isso a água se encontra em estado ideal para consumo e então é armazenada e direcionada ao abastecimento da cidade conforme a necessidade do consumo.