A gravidez é uma das fazes mais excepcionais na vida de uma mulher, e para que tudo corra bem na hora do parto é preciso que a gestante fique atenta a alguns sinais, o corpo mostrando que é chegada a hora de dar a luz. É difícil estabelecer um tempo exato para o afloramento do trabalho de parto, visto que cada organismo tem suas particularidades e um tempo próprio para começar o processo.
As contrações
As contrações são geradas a partir do movimento involuntário dos músculos produzidos para facilitar o nascimento da criança por vias normais. Elas surgem, e aumentam gradualmente de acordo com a evolução da gestação, é importante atentar para a duração das seções, normalmente vindas com dor, no início as contração são leves e com logos intervalos, com o tempo essas pausas tornam-se menores e quando chegarem a cerca de 5 minutos já é hora de procurar um centro médico, para saber mais sobre essas dores clique aqui.
Dores nas Costas
Com o avançar da prenhez torna-se mais fortes dores semelhantes as cólicas menstruais, surgem normalmente na região lombar e podem estar intercaladas a gazes e até diarreia.
Rompimento da Bolsa
O último e mais evidente indício do trabalho de parto, na maioria das mulheres esse fato só se dá já no final do processo, quando o saco aminoácido se rompe e vasa uma quantidade relativamente grande de líquido, contudo, se a cabeça do bebê já estiver posicionada para o nascimento, servirá como tampo fazendo com que a água escapada seja menor.
Outras sinais importantes
Antes que aconteça o estouro da bolsa, a mulher pode notar a excreção de uma substância um pouco densa e viscosa, o tampo do colo uterino. Alívio temporário das dores, sinal que a cabeça da criança entrou na posição correta na pélvis.
Hora de contactar seu médico
Se você está fazendo o pré-natal corretamente o médico deve já estar ciente do seu quadro evolutivo, se estiver sentindo alguma dos sinais e suspeita estar em trabalho de parto não exite em liga-lo, ele estará de prontidão para solucionar suas dúvidas e diagnosticar o que está acontecendo.
Fica atenta também com dores e contrações intensas antes de 37 semanas, com surgimento de algo parecido procure o quanto antes um hospital, pode ser um vestígio de trabalho de parto prematuro.