A sinusite é uma doença provocada por fungos e bactérias, que afetam os seios nasais fazendo com que a produção de mucos encontrados na região aumente de volume, provocando alergias, inflamações e infecções.
Com isso, a pessoa pode sentir dificuldade para dormir, dor de cabeça demasiada e congestionamento nasal. O período varia de pessoa para pessoa, dependendo do grau da infecção.
Sintomas da sinusite
* Espirro;
* Entupimento das vias nasais;
* Tosse;
* Fadiga;
* Congestão nasal;
* Dor de cabeça;
* Secreção nasal;
* Perda do olfato;
* Dor de garganta;
* Febre;
* Mal hálito;
* Resfriado.
Causas da Sinusite
As principais causas da sinusite são o acúmulo de muco, fazendo com que as bactérias e fungos se proliferem nos seios nasais, bloqueio da saída de muco em função do mal funcionamento dos cílios dos seios, resfriados e alergias, septo nasal que desvia a sua parede cartilaginosa na narina, osteófito que significa a proliferação demasiada do tecido ósseo próximo a região infectada ou pólipo nasal, que são pequenas bolsas de tecidos inflamados dentro do nariz ou no seios nasais.
A sinusite é classificada em 3 estágios:
* Aguda: duração dos sintomas por até 4 semanas;
* Sub-aguda: quando duram entre 4 e 12 semanas;
* Crônica: quando duram 3 meses ou mais;
* Aguda recorrente: quando o paciente tem 3 ou mais sintomas e crises de sinusite no ano.
Ela pode se manifestar de 3 formas:
* Alérgica: dor nos ossos da face, coriza, tosse e espirros;
* Infecciosa: dor na região dos seios da face, secreção e febre;
* Traumática: dor no maxilar e entupimento das vias nasais, causado por mudança de pressão – quando se viaja de avião ou quando se mergulha.
O tratamento é feito de diversas formas, tanto por vias médicas, quanto por soluções caseiras, mas tudo depende do caso em que o paciente se encontra. Antes de tomar qualquer iniciativa, procure um médico especializado na área para que ele avalie qual estágio de sinusite está manifestando nos seios nasais e qual o melhor tratamento. Os sintomas de sinusite aguda pode durar até 14 dias, já a sinusite crônica recebe cuidados entre 3 á 4 semanas.
Tratamentos
* Pano úmido ou quente várias vezes por dia no rosto;
* Spray com solução salina;
* Inalar vapor, fazer nebulização;
* Injeções contra alergia;
* Antibióticos;
* Cirurgia;
* Ingestão de líquido e alimentos saudáveis.
O uso de antibióticos devem ser ministrados por receita médica. Essa doença pode se manifestar em todas as idades.
Se algum desses sintomas for constatado, é indicado que o paciente evite ter contato com poluentes, objetos e substâncias que podem dar alergia, evitar viajar de avião, mergulhar, não expor o corpo a mudanças extremas de temperatura, evitar fumar ou ficar perto de fumantes e evitar ambientes com ar condicionado.
A sinusite deve ser tratada com acompanhamento médico pois ela pode se agravar causando abcesso, infecções na pele – principalmente ao redor dos olhos -, meningite e infecção óssea.