A água, com toda sua pomposidade, serviu e ainda serve de inspiração para bandeiras, moedas, símbolos, etc. É uma ave de rapina da família accipitridae. Sendo um animal carnívoro que tem como presas principais: coelhos, cobras, castores, peixes e, em sua maioria, pequenos roedores. As águias geralmente fazem seus ninhos em grandes altitudes como montanhas, árvores de grande porte, etc. Pode chegar a pesar até 6 kg e ter um comprimento de 1 metro, com envergadura de 2 metros de uma asa a outra, costuma colocar até três ovos por temporada e atingir velocidade de até 100 km/h em voos.
Algumas histórias contam que a águia é um animal com longa vivacidade e pode chegar a viver até 70 anos, apesar de parecer provável, ainda é um fato desconhecido. Estudos mostraram que a águia chega a viver de 30 a 40 anos em cativeiro, portanto não viveria 70 anos na natureza.
A lenda
A lenda diz que quando uma águia chega ao seus 30 ou 40 anos ela já está velha e totalmente desgastada, só então ela deve tomar uma importante e difícil decisão, passar por um processo de renovação doloroso ou se isolar e esperar pela morte. Caso aceite passar por tal processo, a lenda diz que ela sobe no alto de uma montanha e começa a bater seu bico gasto na rochas até que o mesmo caia, depois ela começa a nascer novamente. Com o bico renovado ela arranca as garras. Depois com as garras renovadas ela começa a arrancar as próprias penas, dessa forma depois de um processo que levaria até 150 dias ela se torna totalmente renovada.
Mito ou verdade
Claro que isso é apenas uma lenda, por mais que pareça ter sentido o bico, as garras e as penas da águia se renovarem,mas se a ave passasse por muito tempo no tal processo e não se alimentasse, morreria. A troca das penas é um processo lento e a lenda da água está relacionada com a mistica Fênix, pássaro mitológico que morria, mas algum tempo depois ele renascia das próprias cinzas.