Muitas vezes, quando vamos dar banho em nossos filhos ou o levamos para locais com piscinas, nos descuidamos (principalmente quando eles ainda são muito pequenos) e por vezes a água entra em seu ouvidinho, o que nos preocupa muito devido as doenças relacionadas a essa parte do corpo, tal como a otite.
O que fazer?
Pesquisas afirmam que a maior parte da água que entra no ouvido de bebês apenas ajuda a amolecer a cera encontrada na sua parte interior. Mas caso deseja retirá-la dali, basta que pingue uma gotinha de álcool boricado no orifício, massageie suavemente a orelha e vire a cabeça da criança para que o líquido escorra. Para finalizar esse processo, deve-se utilizar a ponta da toalha de banho (de algodão), com muita delicadeza.
O álcool boricado é indicado para realizar esse procedimento porque pode ser misturar com água, fazendo com que ela saia do ouvido com mais facilidade.
NÃO utilize cotonetes para realizar a eliminação da água no ouvido e nem para realizar a sua limpeza, pois ele empurra a cera para o fundo do ouvido ou a elimina, cortando o seu efeito bactericida, deixando que ocorra a proliferação de bactérias, fungos e vírus na região.
Atenção!
Caso o seu bebê esteja sentindo dores no ouvido e a região começa a expelir líquidos incolores, pus ou sangue, entre em contato com um médico o mais rápido que poder, para que o diagnóstico seja realizado e o tratamento ministrado.
Os principais sintomas da otite (principal doença que ataca a região do ouvido) são:
- Irritabilidade;
- Dificuldade para dormir;
- Dificuldade em se alimentar;
- Febre;
- Coçar ou puxar a orelha constantemente ;
- Chorar mais que o costume;
- Tonturas;
- Bater com a cabeça intencionalmente;
- Perda da audição gradativa;