A Aids é uma doença infectocontagiosa causada pelo vírus Human Immunodeficiency Virus ou HIV. Essa enfermidade se manifesta no organismo atacando os glóbulos brancos (linfócitos T CD4+) causando a destruição e degradação da imunidade, deixando-a cada dia mais frágil.
Quando os sintomas se manifestam?
Os seus primeiros sintomas costumam se manifestar depois de 3 à 6 semanas do contágio com o vírus HIV mas, na maioria do caso dos portadoras da doença, os sintomas iniciais só começa a se manifestar após 8 ou 10 anos. Variando de portador para portador, esse período pode ser para mais ou para menos.
Sintomas da Aids
Iniciais
- Tosse seca;
- Dor de garganta;
- Febre alta;
- Mal estar;
Esses são os sintomas que podem surgir logo após a infecção da doença. Eles costumam durar cerca de 14 dias, mas a constatação da Aids se torna muito difícil pois todos os sinais descritos acima se parecem muito com os de diversas doenças, principalmente a gripe.
Nessa fase, mesmo que o indivíduo tenha adquirido a Aids, o seu exame acusará negativo,pois o exame ainda não é capaz de detectar o vírus.
Após 8 ou mais anos
- Tosse seca prolongada;
- Febre persistente;
- Suor noturno;
- Dor de cabeça, nos músculos e articulações;
- Perda de energia e sensação de cansaço;
- Inchaço dos gânglios linfáticos por mais de 3 meses;
- Perda de peso rápida;
- Diarreia por mais de 1 mês;
- Manchas vermelhas na pele;
- Pequenas erupções na pele;
- Candidíase oral ou genital;
Fases da Aids
• Fase 1: aguda, que podendo ser confundida com outras doenças;
• Fase 2: assintomática, que dura por anos;
• Fase 3: quando os principais sintomas da doença se manifestam;
• Fase 4: quando as doenças oportunistas aparecem e atingem ainda mais o sistema imunológico do paciente;
Contágio
O contágio dessa doença pode ser realizado através de partilha de seringas, contato direto de uma ferida com o sangue ou outras secreções de um indivíduo contaminado, relação sexual sem preservativo com uma pessoa portadora do vírus HIV e até mesmo de mãe para filho, no período de gestação.
Tratamento
O tratamento da Aids é realizado com coquetéis de medicamentos, acompanhamento psicológico, nutricional, prática regular de exercícios físicos, entre outros. É muito importante que, desde o início, o paciente faça o tratamento correto para ajudar a conter a evolução da doença e a sua epidemia mundial.