A alergia ao leite de vaca e a produtos derivados dele ocorre normalmente quando se é criança. Esse processo se dá pois o organismo rejeita a proteína desses produtos e quando ingeridos podem provocar graves doenças e causar até mesmo o óbito.
Esse tipo de alergia é curada entre os 3 ou 4 anos de idade. Antes desse período, a criança deve receber um rigoroso tratamento, onde o leite e todos os seus derivados tem que ser cortados da alimentação.
Sintomas
Os sintomas aparecem logo que o bebê entra em contato com o leite ou qualquer derivado.
* Prisão de ventre;
* Diarreia;
* Dores abdominais;
* Gases;
* Irritabilidade;
* Cólicas;
* Refluxo;
* Vômito;
* Emagrecimento;
* Urticária;
* Coceira e vermelhidão na pele.
Diagnóstico
Esse processo é realizado através de uma observação clínica com a criança e da análise de toda a sua alimentação. Se dá a confirmação desse processo quando os médicos retiram todos os tipos de alimentos que possuem leite da criança durante 4 semanas para ver se os sintomas desaparecem e logo em seguida eles colocam os alimentos de volta a alimentação para visualizar os efeitos.
Tratamento
A melhor forma de realizar o tratamento é deixar de consumir tanto o leite como qualquer alimento que o tenha em sua composição até os 3 á 4 anos de idade, pois somente a partir desse período a criança começa a ter mais tolerância a proteína desse composto, deixando aos poucos de ter a alergia.
Nesse processo, o pediatra ainda poderá receitar alguns medicamentos para controlar os sintomas da alergia.
Curiosidade
É importante ressaltar que a alergia ao leite é diferente da intolerância a lactose. Na alergia, o sistema imune da criança rejeita a proteína do leite e na intolerância a lactose, seu organismo não consegue digerir uma parte do leite, causando distúrbios gastrointestinais.