As alergias são as enfermidades que mais contagiam os cães em todo o mundo, porém descobrir quais são as suas causas é um dos desafios para os veterinários, pois muitas vezes não sabem nem por onde começar as buscas. O primeiro passo para tentar avaliar as condições do animal e a possível doença alérgica são os sintomas que o bichinho demonstra.
Sintomas
- Esfregar o rosto;
- Diarreia;
- Pele gordurosa;
- Espessamento da pele;
- Ferimentos;
- Prurido anal;
- Coceira;
- Mordeduras;
- Lambeduras constantes;
- Mastigar os pés;
- Prurido;
- Vômitos (nos casos mais graves);
Formas da alergia
As alergias podem se apresentar em várias formas, onde cada uma tem a sua particularidade, porém seus sintomas são basicamente os mesmos, salvo alguns que são singulares na sua maneira de expressão:
• Alimentar: diarreia, prurido anal e vômitos.
• Inalação: dobras no braço, nos pés, no flanco, na faze e muita coceira no corpo, com mais intensidade na região da virilha.
• Devido ao contato: todos os sintomas aparecem no local que fica em contato com o alergênico.
• Pulgas: coceira, vermelhidão, formação de feridas e inchaços nos locais afetados.
Como identificar a causa?
Cada tipo de alergia possui um culpado. A sua descoberta é importantíssima para que o tratamento seja realizado de forma correta e eficaz. Normalmente esse processo é realizado através da observação do animal, onde tentativas serão necessárias para identificar a causa.
• Alimentos: carne de frango, suína, bovina, peixes, leite e seus derivados, soja, trigo, milho, conservantes, entre outros.
• Contato: capim, tigelas, roupas para animais, roupas de cama, entre outros.
• Inalantes: poeira, mofo, pólen, fumaça, ácaros, produtos químicos, entre outros.
Aviso!
É essencial que, após a descoberta da causa da alergia, ela seja eliminada do ambiente e/ou da dieta do animal. Leve o cão até o veterinário e procure informações e dicas sobre o que poderá fazer para protegê-lo desse objeto ou alimento.
Como controlar e aliviar os sintomas das alergias?
- Tratamento homeopático;
- Banhos frios com xampu para cães (principalmente os de aveia);
- Removendo o alergênico;
- Use spray tópico para aliviar a coceira do animal;
- Lave a cama do cão semanalmente;
- Uso de Ômega 3 e 6;
- Uso de Anti-histamínicos;
Dica
Observe bem como anda o comportamento do seu cãozinho, pois somente assim será possível saber que ele não está saudável, deixando ainda mais rica as informações do seu diagnóstico, facilitando muito a descoberta da sua causa.