O sistema cardiovascular é um dos mais importantes de toda a estrutura do nosso corpo, ele é responsável por dinamizar a circulação sanguínea, transportando nutrientes, hormônios, excretas nitrogenadas, gases e outros elementos para todas as partes do organismo.
Uma das propriedades que auxilia muito no seu funcionamento e ainda propicia o seu melhor desempenho é o potássio, mineral essencial para a contração e relaxamento dos músculos, articulação de funções e para as regulações endógenas de inúmeras células.
Fontes ricas em potássio
⇒ Banana
⇒ Tomate
⇒ Feijão
⇒ Soja verde
⇒ Abóbora
⇒ Ameixa
⇒ Laranja
⇒ Batata
⇒ Folhas de beterraba
⇒ Espinafre
⇒ Iogurte
⇒ Leite
⇒ Damascos
⇒ Abacate
⇒ Tâmaras
⇒ Melão
⇒ Cenoura
⇒ Aipo
⇒ Peixe
⇒ Frango
⇒ Alimentos sem sódio
Quantidade de consumo recomendada
O consumo diário do potássio deve ser de aproximadamente 4.700 mg, esse valor pode ser modificado de acordo com o gênero e idade do indivíduo.
Observação: Esses níveis devem ser respeitados já que a baixa desse nutriente pode promover uma hipocalemia e a sua alta uma hipercalemia, disfunções que geram sérios danos a saúde, como cansaço, fadiga muscular, problemas no trânsito intestinal, transtornos gastrointestinais, sobrecargas renais e disritmias cardíacas.
Benefícios
⇒ Manutenção do potencial de membrana.
⇒ Melhora o metabolismo de carboidratos.
⇒ Proporciona mais disposição.
⇒ Reduz a fadiga.
⇒ Viabiliza o controle da temperatura corporal.
⇒ Ajuda na recuperação muscular, sendo um excelente pós-treino.
⇒ Auxilia na balanço hidroeletroídrico do organismo.
⇒ Previne quadros de hipertensão, osteoporose, cálculos renais e problemas cardíacos.
Observação
Existem medicamentos compostos com esses e outros nutrientes que fornecem uma suplementação adicional ao organismo. Caso esteja com um déficit muito grande de qualquer propriedade, eles poderão ser prescritos pelos médicos.
Dica
Outros nutrientes extraordinariamente vantajosos e que fornecem uma melhora no desempenho do sistema cardiovascular são os flavonoides, ácido gálico, ômega 3 e 6, licopeno, alicina, vitamina C, ajoene e resveratrol.