O Serviço Militar é um termo que abrange todas as forças armadas de nosso país, Marinha, Exército e Aeronáutica. Todas se unem no objetivo de proteger e zelar pelas fronteiras, garantir a soberania nacional e proteger a nação. Como todos sabem, o alistamento militar é obrigatório para todos os jovens de sexo masculino que atinge os 18 anos de idade. O que muitas vezes passa desapercebido é que as mulheres também podem ocupar as frentes de defesa nacional, no entanto, a convocação se dá em caráter voluntário em tempos de paz.
Alistamento Feminino
Para seguir carreira militar a mulher precisa cumprir alguns pré-requisitos, ter maioridade e possuir personalidade condizente com a metodologia das forças armadas, entre elas, senso de responsabilidade, disciplina no acatamento e cumprimento de ordens, pontualidade, equilíbrio emocional, saber gerir e coordenar tarefas e ações que precisam de mobilização de pessoas.
Existem diversas áreas dentro da conjectura militar que abrem espaço para o labor feminino, o Exército, por exemplo não faz acepção de gênero, ambos são tratados em igualdade. Aos poucos vagas especificas para mulheres vão sendo abertas, dando chances á essas de se alistarem temporariamente ou de construírem uma carreira solidada dentro da tropa. Esse é um movimento crescente, reflexo da diminuição do preconceito contra as mulheres e do machismo que, durante muito tempo, dominou o cenário militar.
Atualmente não é incomum encontrar mulheres que ascenderam a cargos de alta patente dentro das forças bélicas, como major, tenente, sargento e capitãs. As mulheres passam por um rigoroso processo seletivo, fazendo provas e concursos específicos. Em 2008 foi sancionada a lei que equipara a seleção para ambos os sexos, mas as meninas tem livre escolha em servir ou não. Para as mulheres que almejam o cargo de sargento ou servidor temporário, basta ir até uma das doze regiões militares espalhadas pelo território nacional e realizar seu alistamento. Entretanto se pretende seguir carreira deverá prestar concurso para a Escola de Saúde do Exército, Instituto Militar de Engenharia ou Escola de Formação Complementar do Exército.
Segundo relatórios da Marinha, Exército e Aeronáutica, a presença da mulher nas guarnições traz um diferencial muito importe, essas tem por característica geral uma maior destreza e talento naquilo que se propõe a fazer, o que solidifica a estrutura militarista. Para mais informações entre nos sites das escolas citadas acima ou procure mais sobre as regiões militares próximas de você, leia também nosso artigo sobre Alistamento Militar Masculino.