Os animais que possuem vértebras ganham muito em diversos fatores sobre as outras espécies do reino animal por seu sistema avançado. Suas principais características são possuir medula espinhal e coluna vertebral. Mesmo sendo vistos em menor número que os invertebrados – que não possuem vértebras -, as espécies vertebradas conseguem sobreviver em vários habitats.
As espécies vertebradas compreendem os mamíferos, os anfíbios, as aves, os peixes e os répteis. Todos pertencem ao subfilo de animais cordados, isto é, que pertencem ao grupo Animalia no ramo de classificação biológica, juntamente com os anfioxos e os tunicados.
Estrutura
A sua estrutura permite que o animal seja de diversos tamanhos, inclusive maior que os invertebrados. Ela ainda é composta de um crânio e de uma coluna que formam seu esqueleto axial, sua caixa torácica e a sua calda. Todos esses fundamentos deixam o corpo dos vertebrados ainda mais resistente, além de proteger diversos órgãos. As suas cartilagens e ossos formam os braços, as pernas, as asas e as nadadeiras que também compõem esse esqueleto.
Diferença do Vertebrados para os Invertebrados ?
A grande diferença dos vertebrados para os invertebrados é que eles possuem esqueleto e músculos, que os deixam muito mais resistentes e maleáveis.
Características
* Sistema nervoso bem desenvolvido;
* Sistema central composto pelo cérebro e pela medula espinhal;
* Funções dos órgãos sensoriais controlados pelo cérebro;
* Músculo e esqueleto com estruturas de adaptação ao habitat;
* Formação de órgãos com tecido conjuntivo, nervoso, vascular, epitelial e muscular;
* Cabeça e crânio que circundam o encéfalo;
* Encéfalo formado por rombencéfalo, prosencéfalo e mesencéfalo;
* Fase embrionária com presença de crista neural, possibilitando a formação de várias estruturas – tais como as cefálicas;
* Sistema respiratório produzido pelos pulmões, pelos branquios e pela pele.
Exemplos de espécies vertebradas
Mamíferos
Anfíbios
Aves
Peixes
Répteis