Fc Noticias

Após quantos dias a dengue se manifesta

A dengue é uma das doenças mais preocupantes nos países tropicais e subtropicais do mundo, isso porque o seu agente causador, o mosquito Aedes aegypti, se reproduz com mais intensidade nessas áreas, o que aumenta alarmantemente seus casos. Sua etapa inicial não se faz tão preocupante, mas sim o decorrer da enfermidade no organismo do indivíduo, que pode provocar quadros hemorrágicos.

As fêmeas desse mosquito é que são as grandes transmissoras da doença – que só realiza o contágio se tiver contraído o vírus, após ter picado uma pessoa doente. Sua sobrevivência se dá entre 30 à 45 anos, podendo vir a picar aproximadamente 300 indivíduos.

Sintomas

Após a picada do mosquito, a pessoa começará a manifestar os sintomas da dengue, esse período varia entre 3 à 15 dias.

Sinais clássicos

Aedes aegypti.
(Foto: Reprodução)

» Forte dor de cabeça;
» Dor atrás dos olhos;
» Perda do paladar e apetite;
» Náuseas;
» Vômitos;
» Tontura;
» Extremo cansaço;
» Moleza;
» Fraqueza;
» Dores nos ossos e articulações;
» Dor abdominal;
» Febre alta com início súbito;
» Manchas e erupções na pele.

Sinais hemorrágicos

» Manchas vermelhas na pele;
» Sonolência à agitação;
» Confusão mental;
» Sede excessiva;
» Boca seca;
» Falta de ar;
» Queda da pressão arterial;
» Dores abdominais fortes e contínuas;
» Vômitos persistentes;
» Pele fria, pálida e úmida;
» Sangramento pelas vias aéreas e bucais.

Diagnóstico

Sorologia é o método mais utilizado e eficaz para diagnosticar a dengue. Caso algum dos sintomas estejam se manifestando, NÃO SE AUTOMEDIQUE e procure ajuda médica o mais rápido possível.

Tratamento

Cada quadro recebe um tratamento específico, isso porque os métodos utilizados priorizam a contenção dos sintomas que a doença manifesta no indivíduo, por isso a análise clínica e alguns exames se fazem indispensáveis.

Após o ministramento da receita do médico e suas prescrições, realize todos os passos descritos corretamente e fique de repouso, isso ajudará a minimizar os incômodos.

Prevenção

A melhor forma de prevenir a transmissão da dengue é evitar a proliferação do seu mosquito, eliminando toda e qualquer chance de água parada. Essa é uma ação contínua e que deve ser realizada por todos da comunidade.

Atenção

As informações contidas nesse texto são de inteiro uso para pesquisas. Para mais informações, procure orientação médica.

Sair da versão mobile