Os artigos compreendem contextualizações com informações extremamente importantes, podendo a sua estrutura ser científica, tradicional, um objeto, a partitura de uma Lei, gramatical, entre outras demais modalidades. O que se faz mais relevante em sua composição é a forma culta da linguagem ministrada, devendo o seu conteúdo produzir nos leitores uma reflexão sobre o tema abordado.
Dentre as suas subdivisões, é possível encontrar os artigos de opinião, que representam os textos onde os autores expõem seus posicionamentos de acordo com um tema sugerido. Sua composição geralmente é regulamentada por uma escrita dissertativa argumentativa, onde levanta todos os tipos de dados sobre o assunto articulado, promovendo um discurso entre os ouvintes, espectadores e leitores.
Essa particularidade é uma das mais cobradas e vistas em instituições de ensino (especialmente as superiores), rádios, programas de TV, jornais, revistas e também na internet. Mesmo parecendo ser uma produção fácil, a criação dessa demanda de artigo exige o uso de algumas normalidades, sendo elas:
Estrutura
» Apresentação do ponto de vista do tema discutido;
» Explicação pessoal/individual em relação ao assunto destacado;
» Utilização de boas argumentações que fundamentem seus ideais;
» Conclusão, contendo retomadas sobre o seu ponto de vista e tese apresentada;
Argumentos
Existem 4 tipos de argumentos que podem ser usados para a composição de artigos de opinião:
» Autoridade: citações de fontes confiáveis de pesquisa;
» Causa: estabelecimento de relações entre as causas e as consequências do tema abordado;
» Exemplificação: comparação de assuntos/teses/temas;
» Princípio: atestar conceitos morais, éticos e princípios;
Orientações básicas
» Obedeça a escrita culta durante todo o contexto;
» Leve sempre em consideração o público que irá ler seu artigo, para estabelecer melhores padrões de linguagem;
» Anote os pontos argumentativos do assunto somente depois ler, ouvir e saber vários pontos de vista sobre o assunto, desenvolvendo-os posteriormente com consciência;
» Articule o seu enunciado com a ideia que deseja ressaltar durante o artigo;
» Em relação ao título, faça com que ele desperte a curiosidade dos leitores;
» Após concluir a criação do artigo, releia-o com bastante atenção, anotando os pontos que precisam ser modificados e se necessário, reescreva-o, para que sua qualidade seja excepcional e abordada com intensidade pelos leitores;