As hemácias são substâncias fundamentais para a sobrevivência do ser humano. São responsáveis por transportar o oxigênio e o gás carbônico para os tecidos do corpo.
Elas são constituídas de hemoglobina – propriedade composta por uma grande quantidade de ferro e é o principal meio de transporte de oxigênio para o sistema circulatório utilizado no corpo – e de globulina – proteínas que não se derretem na água do sistema, fazendo com que consiga suprir os nutrientes dos tecidos.
As hemácias também são chamadas de eritrócitos e glóbulos vermelhos e é o fator responsável pelo sangue ser de tonalidade vermelha.
Elas são produzidas e originadas da medula óssea do corpo.
A concentração das hemácias variam de homem para mulher. Veja abaixo quanto cada um possui da substância.
Concentração de hemácias
* Homem: 5. 200 milhões/ mm³
* Mulher: 4.700 milhões/mm³
Esses são os dados de concentração de glóbulos vermelhos adequados para o corpo humano. Caso esse valor seja abaixo do que citado acima, ocorrendo assim a baixa das hemácias, a pessoa poderá ficar frágil e adquirir algumas doenças.
Doenças causadas pela baixa das hemácias
* Anemia ferropénica;
* Anemia falciforme;
* Talassemia;
* Anemia hemolítica;
* Esferocitose;
* Anemia perniciosa;
* Anemia aplástica;
* Malária;
* Policitemias;
* Coagulação intravascular disseminada;
* Trombose.
Dependendo da quantidade de hemácias descritas no exame de sangue realizado, será necessário que o paciente passe por uma transfusão de sangue ou por um transplante de órgão para recuperar a sua qualidade de vida.
É muito importante que todas as pessoas façam ingestão regular de ferro, vitamina B12 e ácido fólico durante seu tempo de vida, somente assim poderá prevenir a queda das hemácias e prevenir a sua principal doença, a anemia, que pode levar a pessoa a óbito quando não tratada.