Assim como os humanos, os cachorros também tem dentes de leite. Muitas vezes não percebemos a mudança da arcada dentaria dos cães, pois ela ocorre com rapidez. Entretanto é preciso entender como ocorre essa mudança e avaliar se ocorreu como deveria. A mudança vai acontecer, sempre, entre o terceiro e o oitavo mês de vida do animal, por isso após esse período e bom levar o filhote ao veterinário especializado e verificar se a troca ocorreu corretamente.
Como acontece
A troca ocorre de forma rápida. Quando o dente permanente está chegando o de leite saindo, pode acontecer de você encontrar o dente do animal no chão, mas na maioria das vezes ele engole o dente, observando que isso não causa nenhum mal interno ao animal. Por vezes o animal fica um pouco tenso durante a troca e mais próximo do dono. O único cuidado nessa época é comprar vários brinquedos para que o filhote mastigue no lugar dos moveis ou sapatos.
Problemas relacionados
Pode acontecer a dentição dupla, isso ocorre quando o dente de leite não cai e endurece novamente. Dessa forma pode ocorrer problemas como tártaro e gengivite, além de mal-hálito. Esses casos são mais comuns em espécies como Yorkshire Terrier, Pinscher miniatura, Shitzu e Poodle. Nesse caso, após os dente permanentes terem crescido deve consultar o veterinário para que ele faça a extração dos dentes de leite.
Outras dicas
Os brinquedos ideias para o animal nessa época são aqueles que não possuem nenhuma química ou corante, mas um que aguente. O principal causador da dentição dupla é a genética, fique atento quanto a linhagem do seu animal. Um cachorro tem cerca de 28 dentes ainda filhote e 42 quando adultos, 20 na mandíbula superior e 22 na mandíbula inferior. É preciso estar atento aos mesmos e fazer a escovação, principalmente nas raças pequenas.