Cálculo no figado ou Cálculos Biliares são pequenas “pedras” que entopem os canais da Bile no fígado. A bile é produzida para auxiliar os processos excretórios e a sua ação é atribuída também a coloração das fezes. As pedras podem se formar a partir de condições hormonais e altos níveis de colesterol que se concentra e acumula com outras substâncias.
Os cálculos podem não provocar dor e agirem silenciosamente. Mas também podem provocar picos de dor e incômodo, além de náusea, febre e vômito aproximadamente meia hora depois das refeições. A dor se concentra no lado superior direito do abdome e pode se espalhar para áreas próximas e a costela.
Uma dieta muito rica em carboidratos e gorduras é um dos motivos causadores do cálculo no fígado. Outros fatores circundam o hábito de fumar, a predisposição genética, pressão alta, obesidade, diabetes, sedentarismo e o uso incorreto de anticoncepcionais.
Os cálculos podem ser evitados com dietas ricas em fibras, atividades físicas e peso ideal de acordo com a idade e altura e não ser fumante. Em caso de alguma suspeita, procure um médico e este lhe dirá o que fazer em seu caso específico.