O corrimento está presente no corpo feminino antes mesmo de ocorrer a menstruação. É um processo natural do organismo quando não se há cor, cheiro ou coceira. Quando isso acontece, a genital feminina mostra que algo está errado, como a reprodução demasiada de bactérias e fungos no local, podendo causar infecções e doenças.
O diagnóstico dos ginecologistas são realizados para saber qual a infecção que o organismo está manifestando. A cândida não possui corrimento amarelado, mas sim branco, a doença que manifesta essa alteração e modificação do corrimento é a vaginose bacteriana, causada pelo aumento demasiado da produção da bactéria Gardnerella vaginalis no corpo.
Causas
A região genital feminina é habitada por bactérias boas e ruins, quando as ruins se proliferam demasiadamente, causando o desequilíbrio desse sistema, a vaginose se manifesta. Ela também pode decorrer quando a mulher possui vários parceiros sexuais, quando realiza duchas com frequência, no caso do uso do DIU, de antibióticos e em mulheres que fumam.
Sintomas
É muito raro apresentar sintomas dessa doença, quando ela se manifesta apresenta apenas um corrimento amarelado ou acinzentado com muito odor, dito como o famoso “cheio de peixe”, piorando sempre ao término das relações sexuais.
Tratamento
Seu tratamento é realizado com o uso de antibióticos, sendo o principal deles o metronidazol. É recomendado que não se pratique sexo durante o período de tratamento, mas caso isso ocorra, é essencial que a camisinha seja utilizada.
Caso a infecção não seja tratada, a paciente corre o risco de ter partos prematuros, do bebê nascer com peso baixo, das trompas e o útero serem afetados, além de aumentar as chances do organismo adquirir doenças sexualmente transmissíveis.