Os carrapatos causam um grande incômodo, tanto para as pessoas quanto para os animais que eles se hospedam. Além de manifestarem reações alérgicas, ainda podem causar anemia e transmitir Erlichiose e babesiose, isso se dá porque eles se alimentam do sangue do animal.
Não existe nenhum tratamento preventivo para que os carrapatos não consigam atingir os animais. Para ajudar a controlar esse processo, é indicado que evite o contato do bicho com locais infestados de carrapatos, tais como fazendas, sítios e chácaras. Cuidado com o contato do seu animal com os demais e com ambientes externos ao leva-lo para passear, pois nesse momento o contágio também pode ser realizado.
Como combater os carrapatos?
O carrapato é problema do animal e do ambiente, assim como as pulgas, portanto é necessário zelar de ambos.
Em alguns casos, são eliminados os carrapatos do animal, mas por não vermos os ovos e as larvas desse ácaro no ambiente, eles voltam a atingir o cão. Por esse motivo muitos donos de animais não conseguem fazer uma eliminação completa.
A melhor forma de realizar esse processo é:
* Banhos carrapaticidas;
* Tosa de animais com pelos longos no verão – ou sempre que necessário;
* Produtos carrapaticidas com longa validade e duração;
* Uso de carrapaticidas nos canis, plantas, canteiros e em qualquer área que o cão fique ou que seja um bom local de proliferação desse ácaro;
* Mude sempre de produto após aplicá-lo 2 ou 3 vezes.
Consulte sempre o veterinário para que sejam indicadas as melhores soluções para o problema. Esse tratamento deve ser realizado por um longo período para que seja eficaz.