Na última década a evolução dos aparelhos telefônicos foi impressionante. Em pouco tempo as tecnologias avançaram em um ritmo acelerado. Do telefone fixo para o telefone celular, saltando em larga escala para um crescimento que se popularizou rapidamente e uma das tecnologias desenvolvidas e aplicadas nos aparelhos celulares foram os chips. Essa foi uma forma de fazer com que as pessoas mantenham seus números, mesmo trocando de aparelho. Atualmente há microchips e nano chips, uma tecnologia que continua a avançar.
Cada chip tem o seu próprio código de identificação que deve ser usado para desbloquear o mesmo. O código PIN (Personnal Identification Number) tem essa função, mas caso você erre o número do código PIN três vezes no momento de desbloquear o aparelho, o chip é automaticamente bloqueado e só pode ser desbloqueado por outro código, o PUK.
O código PUK (Personnal Unlock Key) é outro código que vem para desbloquear o chip caso isso aconteça. É preciso lembrar que se você errar o código PUK sete ou oito vezes, o chip é completamente invalidado e não poderá mais ser usado. Para quem não sabe aonde encontrar esses códigos, saiba que eles virão no mesmo cartão que contém o chip, lá haverá três códigos: PIN 1, PIN 2 e o PUK.
Caso, por algum motivo, tenha perdido o seu cartão que contém o chip da Oi é ligar para a operadora e pedir o código. Os atendentes irão pedir seus dados cadastrais como o nome e CPF pelo qual está cadastrado o chip. Você pode entrar em contato com os atendentes da Oi através do número *144 ou 1057.