Acreditar em Deus ou em uma força Divina superior repleto de amor é uma das diretrizes básicas indicadas por todas as religiões, porque só tem fé aqueles que creem no Altíssimo, na sua trajetória como um ser iluminado, suas experiências e bondade.
Todas as pessoas possuem o livre arbítrio para promover qualquer tipo de ação, porque seus mecanismos físicos, mentais e emocionais foram criados para isso, para o seu domínio e por esses motivos, o compreendimento da lei de Deus pode se manifestar de forma complexa, mas também em particularidades singulares para todos.
A principal diretriz que rege esse conhecimento são os 10 Mandamentos, que se encontram na Bíblia, em Êxodo 20:1-1. Acompanhe:
Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
1° – Não terás outros deuses diante de mim;
2° – Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos;
3° – Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão;
4° – Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou;
5° – Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá;
6° – Não matarás;
7° – Não adulterarás;
8° – Não furtarás;
9° – Não dirás falso testemunho contra o teu próximo;
10° – Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
Ler essas descrições é muito importante para a vida de qualquer indivíduo, mas é relevante que todos compreendam o que Deus quis dizer em relação a cada um dos tópicos destacados e que consigam manipular a sua vida diante deles, sem cometer nenhum desses desfrutes, se negando ao pecado.
Todo ser humano é falho e por vezes “cair na tentação” se torna algo comum, porque os caminhos ruins por vezes são os mais fáceis e prazerosos. Negue-se a ser uma pessoa frágil, fraca e incapaz, porque o Senhor é tem o poder de fortalecer qualquer alma, qualquer corpo.
Sempre busque a Deus, o seu encontro pessoal, a sua misericórdia, o seu perdão. Procure praticar todos os seus ensinamentos, aprimorando suas qualidades e sentimentos bons, deixando de lado tudo o que for negativo, porque mesmo com as dificuldades, essa é a grande saída para ter uma vida feliz, vitoriosa e iluminada pelas mãos do Pai.