Sempre achamos muito bonitinho quando as crianças são fofinhas e gostosas de apertar, mas o que muitas pessoas não sabem é que esse excesso de peso pode vir a ocasionar sérios problemas a saúde dos pequenos, seja a curto, médio ou longo prazo.
A grande preocupação que o Ministério da Saúde e a OMS (Organização Mundial da Saúde) vem relatando nessa articulação é que grande parte do público infantil está apresentando uma elevação demasiada de gordura corporal no organismo, característica responsável por promover quadros de obesidade e outros transtornos.
Fazer com que uma criança emagreça não é o procedimento tão fácil quanto pensamos, principalmente porque boa parte delas são apaixonadas por lanches altamente calóricos, chocolate, fast-foods, refrigerantes e uma imensa demanda de produtos industrializados.
Como ajudar?
Existem algumas medidas que ao serem adotadas pelos familiares e amigos mais próximos, podem vir a ajudar e muito nessa dinamização de perda de peso, fazendo com que todos se tornem seres humanos mais saudáveis, com mais vitalidade e energia, veja:
⇒ Não oprima a criança falando sobre o seu sobrepeso. Ao invés disso, mostre os lados positivos que uma pessoa bem disposta apresenta, como as piadinhas que os colegas fazem vão diminuir e a sua energia aumentar.
⇒ Reorganize toda a alimentação da casa, excluindo as mercadorias enlatadas e industrializadas, priorizando sempre os itens que sejam de origem natural.
⇒ Crie cardápios semanais bem coloridos (de preferência com a opinião do pequeno), saudáveis e pouco calóricos, com a presença de frutas, verduras, legumes, fibras, proteínas, oleaginosas e integrais.
⇒ Prepare os alimentos de forma saudável (crus, cozidos, assados ou grelhados), retirando os excessos de pele, gordura, diminuindo na quantidade de sódio e temperos prontos.
⇒ Faça com que o pequenino beba bastante água ao longo do dia, coma de três em três horas, mastigue bem e não consuma nenhum tipo de líquido enquanto come.
⇒ Aprenda a preparar refeições saudáveis que sejam saborosas ao paladar e também aos olhos das crianças. Existem milhares de receitinhas fitness na internet e em livros que podem ajudar muito nisso.
⇒ Coloque limites na ingestão de doces, balas, chicletes, sorvetes e outras guloseimas. Com isso, além de controlar o peso, ainda irá prevenir o aparecimento de cáries e outras disfunções.
⇒ Crie estímulos divertidos para que a criança comece a se exercitar, pesquisando qual o esporte que ela mais gosta, matriculando em escolinhas esportivas, levando-a para fazer caminhadas aos finais de semana com seus coleguinhas, etc.
⇒ Converse com os familiares, com a equipe escolar, com os os amigos da criança e seus pais, para explicar as dificuldades que estão enfrentando juntos, pedindo apoio nesse momento. Aproveite para mostrar o quanto essa mudança de hábito é benéfica, quem sabe todos não comecem a aderi-la também.