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Como autenticar firma?

Firma é a denominação utilizada nos cartórios para se referir a assinatura dos indivíduos, onde seu cadastro se faz necessário para conferir e dar validade a uma fotocópia. O responsável por viabilizar esse processo é o tabelião, mas um escrevente autorizado também pode fazer essa certificação.

O reconhecimento da firma se trata de uma declaração comprobatória da rubrica apresentada, podendo ela ser efetuada em caráter de semelhança e autenticidade. A grande diferença entre ambos termos é que o primeiro se refere a um processo de comparação de assinaturas (do documento e da ficha de firma do interessado) e o segundo se trata da certificação aposta na presença do notário.

Firma em cartório.
(Foto: Reprodução)

Como autenticar?

Para efetuar esse procedimento, o indivíduo deverá se destinar a um Cartório Oficial de Registros Civis de Pessoas Naturais ou Tabelionatos de Notas, portando um documento original que comprove sua identidade, de preferência o RG, CNH ou Reservista.

Observação: Se for menor (tendo entre 16 à 18 anos), será necessário que o documento conste a menoridade civil e também a assinatura registrada dos pais ou responsável.

Quanto custa?

O preço cobrado por esse serviço é tabelado pela lei estadual e por essa razão pode vir a ter alterações de custos dependendo da região. O valor médio cobrado está sendo taxado entre R$ 2,60 à R$ 4,90 por cada firma reconhecida, seja ela por semelhança ou autenticidade.

Atenção!

Respeite todas as normativas impressas pelo cartório em relação a essa e outras atividades, para que assim a segurança dos documentos tenha um nível elevado, dando total garantia de veracidade aos destinatários.

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