Tudo em excesso faz mal, principalmente quando o assunto são os alimentos produzidos com elevados níveis de açúcares, como os doces. Muitas pessoas possuem o hábito de fazer essa ingestão diariamente e em alguns casos, dinamizam esse consumo em elevadas quantidades durante tanto tempo que já não conseguem mais parar ou diminuir.
Segundo especialistas e profissionais da área da saúde, existem quadros em que essa compulsividade se faz tão descontrolada que chega a ser comparada com o vício de drogas e outras substâncias, isso porque ambos usos fazem com que o cérebro libere elementos químicos que proporcionam uma sensação imensa de prazer.
Como identificar?
A melhor maneira de saber se é compulsivo ou não é se testar, ficando um ou mais dias sem comê-las. Se ficar tranquilo, o sinal é de que está tudo bem, mas se apresentar sinais de nervosismo, ansiedade, impulsividade e até mesmo dores de cabeça, é um alerta de que o corpo já está ficando em estado de abstinência.
Prejuízos para a saúde
O grande problema interligado a esse assunto é que quanto mais o indivíduo come doces, mais ele vai sentir vontade de fazer esse consumo, buscando produtos cada vez com maior nível de açúcar, afim de matar o seu desejo naquele momento.
Dentre nos problemas que esse processo viabiliza para a saúde, os mais destacados nos consultórios médicos são:
» Ganho de peso rápido
» Alterações de humor
» Baixa autoestima
» Obesidade
» Cáries
» Depressão
» Queda do sistema imunológico
» Diabetes
» Colesterol alto
» Infecções
» Envelhecimento precoce
» Déficit de atenção
» Dores
» Fadiga crônica
» Síndrome do cólon irritável
» Aumento da produção de triglicerídeos no fígado
» Doenças cardíacas e autoimunes.
O que fazer?
Não existe um método milagroso que fará com que pare com o vício de uma vez, mas existem medidas que o auxiliarão a diminuir esse desejo incontrolável.
Observação: É importante ter muita força de vontade, principalmente nas primeiras semanas, caso contrário várias recaídas poderão surgir e atrapalhar o “tratamento”.
» Evite a ingestão de alimentos produzidos com farinha branca;
» Beba bastante água para hidratar bem o corpo;
» Investa no consumo de proteínas, elas dão mais saciedade;
» Pare de beliscar qualquer tipo de alimento;
» Vá diminuindo aos poucos a quantidade e a frequência da manipulação dos doces;
» Coma maçã ou frutas doces e saudáveis (em pouca quantidade) quando estiver com muita vontade mesmo comer doce;
» Faça a ingestão de açúcares após as refeições e não em jejum, para diminuir os prejuízos ao corpo, como o acúmulo de gordura;
» Prefira consumir o chocolate meio amargo, é o doce menos prejudicial a saúde, faz a glicose subir de uma maneira mais lenta, além de ter menores níveis de açúcares.
Atenção!
Se nada disso funcionar, procure o apoio de um endocrinologista e um psicólogo, busque saídas mais elaboradas para o seu quadro, aumentando as chances de controlar essa compulsividade.