Ser estudante proporciona grandes benefícios, como a garantia da meia-entrada em espetáculos teatrais, esportivos, musicais, cinemas, circos e tipos de lazer. Esse é um dos direitos que é garantido à todos os estudantes e para que ele seja exercido, é necessário que os mesmos apresentem a carteirinha estudantil para comprovar a autenticidade dessa informação.
O regulamento de todos esses direitos se dá pela Lei Estadual nº 7844 (de 13/05/92), afirma que todo e qualquer aluno que esteja matriculado em instituições regulares de ensino de primeiro, segundo e terceiro grau (fundamental, médio e superior) podem optar por pagar ou não a meia-entrada.
Documentos necessários
- Cópia do RG;
- Cópia do Comprovante de Matrícula ou do Pagamento da Mensalidade;
- 1 ou 2 fotos 3×4.
O preço da carteirinha pode variar de região para região, mas costuma custar entre R$ 15,00 à R$ 25,00 reais. Elas possuem duas versões, a nacional (que é mais barata) e a internacional (que é um pouco mais cara) .
Onde fazer?
Existem pessoas que vão até as instituições oferecer esse serviço, que por vezes sai até mais em conta. Caso isso não aconteça, destine-se à uma sede da UNE (União Nacional dos Estudantes) ou da UBES (nião Brasileira dos Estudantes Secundaristas) em sua cidade com o dinheiro e documentos necessários para fazer a solicitação da carteira estudantil.
Aviso
Todas as carteirinhas estudantis possuem validade, portanto fique atento e não esqueça de renovar a sua!