Dirigir é o sonho de muitos e também o pesadelo de outros. E muitos dos que tem esse pesadelo com direção são receosos quando se encontram em situações variadas, por exemplo, como fazer o controle de embreagem, principalmente em aclives, onde o veículo deve permanecer sobre aceleração não podendo descer. Sabe-se que não há um método padrão para dirigir, mas alguns procedimentos são essenciais para ter o conhecimento da direção.
Usando meia embreagem
A meia embreagem é o comando que as autoescolas mais ensinam, principalmente pela maioria dos trajetos não terem subidas que exigem muito do carro. Esse método se baseia apenas no uso da embreagem, no qual o motorista pressiona o pé na embreagem e a libera até que o carro esteja parado, depois ela solta levemente fazendo com que o carro ande para frente. O método é usado principalmente para estacionamento de veículos mas também pode ser usado em subidas leves.
Usando freio de mão
Esse método é bastante usando por iniciantes, pois sobre pressão de outros motoristas acabam não demonstrando paciência com o motorista inciante que aciona o freio de mão fazendo com que o carro pare. A função correta do freio de mão se limita quando o carro estacionar.
Usando embreagem e acelerador
O método correto de controle de embreagem mas também pode ser o mais complicado, principalmente devido o fato do motorista não utilizar o freio que pode deixa-lo muito inseguro. O uso desse método requer um bom tempo de prática para se adaptar ao carro. Basicamente você deve pressionar a embreagem até o carro ficar estável e usar juntamente o acelerador para encher o motor e movimentar o carro. Você irá usará os dois pedais constantemente evitando que o carro desça, proporcionando uma saída rápida.