Muitas pessoas tem dificuldade para dialogar por não confiar em sua eloquência, um problema que atrapalha a legitimidade do discurso e o nosso poder de retórica. Um pessoa inibida não consegue dialogar de forma satisfatória, atrapalhando-a nas relações interpessoais, refletindo também psicologicamente.
Para conseguir falar bem precisamos melhorar os diferentes pontos que constituem a um dialogo considerado bom. Primeiramente devemos saber diferenciar ambientes, não ministramos uma palestra dá mesma forma que conversamos em com nossos amigos em um happy hour. Devemos sensibilidade de detectar a hora correta de utilizar cada técnica de linguagem. Visto isso, podemos prosseguir.
Vocabulário
Se deseja tornar seu fala mais pomposa é importante adquirir um vocabulário mais vasto e é claro saber conectar bem as palavras, não adianta um conjunto de termos difíceis soltas ao vento, mas como conseguimos isso? A resposta, lendo, não existe uma forma melhor de enriquecer a fala e melhorar a gramática do que a leitura, mas procure boas obras, selecione bem o que ler para um êxito maior.
Domine o conteúdo
Um dos principais causadores do nervosismo em público principalmente em apresentações formais é a falta de domínio sobre o tema, a insegurança atrapalha você tanto na elaboração das frases, quanto no fluidez do conteúdo. Então, antes de mais nada prepare-se bem, monte um discurso e elabore um roteiro de com antecedência, isso lhe dará uma maior confiança em suas capacidades.
Tom e velocidade da voz
Empregue um tom razoável na altura de sua voz, sem muito baixo nem muito alto, e não fale muito rápido tenha calma para não atropelar as palavras, com uma boa intonação sua fala pode ser compreendida de forma dinâmica.
Ser verdadeiro
Procure ser o mais natural possível, é claro que todos nós colocamos uma mascara psicológica para falar em público, mesmo assim evolua sua fala com verossimilhança ao seu jeito de dialogar, assim você estará sendo legitimo e conseguira legitimar seu argumento.