Esse é um dos principais problemas estéticos relacionados as unhas dos pés e das mãos de várias pessoas de todo o mundo. A micose de unha é causada por fungos que entram normalmente em baixo delas e ali se alojam durante muito tempo, causando esse aspecto estranho e feio na região.
A micose de unha, é conhecida cientificamente por onicomicose ou tinea unguium.
Pegar uma micose é muito fácil para quem possui alguns hábitos, tais como estar em contato quase sempre com ambientes úmidos e quentes. Quanto mais exposto a mão ou o pé está a esses ambientes com tais características, mais fácil fica a proliferação dos fungos na região. Eles normalmente se manifestam com mais frequência nos dedos dos pés pois é uma região bem mais desprotegida do que as mãos.
Andar descalço, ficar muito tempo no chuveiro, em piscinas e em vestiários públicos, ter lesões nas unhas, ficar muito tempo com sapatos fechados, tudo isso e mais alguns fatores fazem com que a quantidade dos fungos aumentem demasiadamente. Além disso, as micoses podem ser transmitidas de uma pessoa para a outra quando as mesmas compartilham objetos de tratamento para as unhas, tais como alicates, cortadores de unhas entre outros, por isso é indicado que cada pessoa possua o seu instrumento individual e caso seja compartilhado, que o mesmo seja esterelisado sempre após o uso.
Principais sintomas de micose na unha
* Unha frágil;
* Distorções na unha;
* Descolamento da unha;
* Escurecimento;
* Perda do brilho;
* Unhas grossas.
Ainda existem alguns fatores que ajudam bastante a infecção das unhas por meio de fungos, tais como as frieiras, a diabetes, o HIV, o uso de drogas, a má circulação sanguínea dos membros inferiores, alguns problemas imunológicos, a idade avançada, histórico familiar positivo a micoses entre outros.
Tipos de micose
Existem três tipos de micose, sendo elas diferenciadas pela localização da proliferação dos fungos na unha.
Dicas de tratamentos para a micose de unha
* Remova as partes soltas das unhas afetadas;
* Deixe o lugar arejado;
* Evite ficar muito tempo com sapatos fechados;
* Aplique todas as noites um pouco de água e vinagre nas unhas;
* Aplique óleos essenciais para unhas encontrados em farmácias para mantê-las hidratadas;
* Não fique muito tempo com o mesmo esmalte na unha;
* Deixe a unha descansar sem esmalte por alguns dias;
* Prefira utilizar esmaltes antifúngicos;
* Utilize cremes específicos para a região;
* Não compartilhe o uso dos materiais que utiliza em casa ou em manicures.
Procure um podólogo para que seja feito o diagnóstico das unhas, começando assim o tratamento para a retirada dos fungos. Além de métodos caseiros – como o uso de vinagre nas unhas -, também podem ser utilizados o ministramento de cremes, remédios antimicóticos e sessões á laser para fazer a retirada desses micro-organismos.