A classificação e organização dos elementos químicos foi uma das maiores vitorias do mundo da ciência. Na antiguidade os filósofos e pensadores acreditavam que só existiam quatro elementos fundamentais, o fogo, água, terra e ar, entretanto com o passar do tempo o alquimista Hennig Brand isolou, através da urina destilada, um elemento que foi chamado de fosforo. Esse elemento brilhava no escuro e pegava fogo com facilidade, isso foi uma reviravolta, em pouco tempo já existiam mais de 60 elementos classificados.
Entretanto existem 114 elementos conhecidos pelo homem, desses 92 são encontrados na natureza e 22 são sintéticos (produzidos artificialmente), decorar 114 elementos e algo realmente difícil, mas não impossível. Logicamente esse não é um trabalho simples, para decorar a tabela você pode usar varias técnicas, como musicas, versinhos, frases cuja letra dos elementos esteja presente, etc.
Mas se você ainda está se esforçando para decorar e nenhuma musica ou poema ajuda, a maneira mais fácil é aprender da forma tradicional, obviamente é muito mais simples decorar a tabela sabendo que ela já contém, em si, todas as suas divisões entre linhas e colunas, e ainda é em famílias ou grupos de elementos que tem características similares, como gases nobres, metais. A maneira mais simples de começar a decorar é por letras, já que nenhuma letra inicial se repete durante toda a tabela.
Elaborar frases é um método muito simples, vamos usar por exemplo: Bernado iMaginou Carla Solteira tomando Banho na Rua. Isso corresponde aos elementos da segunda coluna da tabela ou seja Berílio, Magnésio, Cálcio, Estrôncio, Bário e Rádio. Pode ser aplicado em todo os elementos da tabela, mas além disso não há outra formula, repetir infindas vezes a tabela será sempre a melhor solução.