A endoscopia se trata de um exame que permite a visualização da área digestiva do corpo humano para identificar qualquer tipo de problemas que esteja decorrendo nesse local, tanto na parte alta quanto a baixa do trato digestivo. Todo o procedimento é realizado de forma indolor, sendo muito indicado para descobrir enfermidades e alterações no intestino, no estômago e no esôfago.
Esse exame é pedido quase sempre quando o paciente possui:
- Dores abdominais;
- Azia frequente;
- Dificuldade para engolir;
- Queimação;
- Tosse;
- Pigarro;
- Sensação de bola na garganta;
- Emagrecimento;
- Sangramento escuro pelas fezes;
- Sinais atípicos de doença do refluxo gastroesofágico;
- Tumor;
Por acontecer a sedação do paciente no momento do exame, muitos não sabem como ele é realizado, quanto tempo duram e muitos se questionam sobre o assunto pois costumam dormir durante o procedimento. Veja abaixo como a endoscopia é realizada.
1° passo: o médico irá pedir que o paciente sente na maca dentro da sala aonde o exame é feito;
2° passo: o endocrinologista irá conversar tranquilamente com o paciente para tranquilizá-lo sobre o procedimento;
3° passo: depois o paciente irá tomar uma pequena dose dimeticona ( luftal) e um pouco de spray de xilocaína será aplicado na sua garganta;
4° passo: posteriormente será aplicada uma injeção intravenosa para que o paciente durma/seja sedado (em alguns casos o exame é feito com o indivíduo acordado, o que faz com que a endoscopia não seja tão confortante);
5° passo: depois da sedação, o paciente irá sentir seu corpo relaxar rapidamente e sem perceber irá cair no sono;
6° passo: após a realização da sedação, o paciente será colocado de lado com as pernas fletidas;
7° passo: o exame se inicia, onde um endoscópio é inserido pela boca ou pelo anus (em casos raros). Esse aparelho é responsável por fotografar as imagens o trato digestivo que são arquivadas no computador para análise;
8° passo: depois que todas as imagens forem capturadas, o aparelho é retirado, o exame termina e o paciente fica em repouso por aproximadamente 30 minutos por causa da sonolência que a sedação proporciona.
A endoscopia não representa nenhum desconforto para o paciente e seu único efeito colateral é a sonolência após a realização do exame. Todo o procedimento costuma durar cerca de 3 à 20 minutos, contando desde a sedação até o início do repouso do paciente.
O preço de uma endoscopia varia muito, mas costuma valer entre R$ 100,00 à R$ 200,00 reais. Quando o paciente possui convênio o exame fica mais barato.