Esse post é destinado à mamães e papais de primeira viagem e também àqueles que necessitam dinamizar cuidados com bebês. A seguir, falaremos sobre um dos assuntos mais “assustadores” e necessários nesse meio: o banho!
Fazer a higienização diária das crianças não é tão fácil quanto pensamos, mas também não é um bicho de sete cabeças. As particularidades que acabam dificultando esse processo são o tamanho do bebê (principalmente quando é recém-nascido) e ter que segurá-lo o tempo todo para lavar e limpar o seu corpinho.
Banho com esponja
Essa modalidade de higienização é indicada para os bebês que ainda estão com o coto umbilical, onde o banho deverá ser manipulado de uma maneira que não molhe a região.
A limpeza tem que ser feita com uma esponjinha ou pano bem macio, sendo um dos dois molhados em água morna e passado nos membros da criança com bastante atenção para não agredir a pele ou deixar pequenas sujeirinhas.
Posteriormente o pequeno deverá ser secado com uma toalha para que seu corpo seja hidratado, sua fralda e roupa colocada. É importante que produtos cicatrizantes sejam passados no coto e que uma nova proteção seja adicionada nesse momento (se o médico indicar).
Cuidados essenciais para o banho tradicional
⇒ Primeiramente, deve-se preparar o ambiente, deixando-o bem quentinho e agradável.
⇒ Organize tudo antes de tirar a roupa da criança, como banheira com água morna, sabonete, xampu e condicionador, toalha, pomada, roupa limpa, fralda, escovinha, creme de pele, sapatinhos, etc.
⇒ Segure bem o bebê para que ele não escorregue na banheira e se machuque.
⇒ Lave o corpo da criança por partes, esfregando bem e com suavidade toda a pele. Não esqueça de lavar as dobrinhas das coxas, atrás do joelho, orelhas, pescoço e axilas.
⇒ Quando for lavar o cabelo, tenha cuidado para não deixar os produtos atingirem os olhinhos.
⇒ Assim que terminar o banho, seque bem a criança, hidrate sua pele e vista a roupinha.
Observação: Mantenha suas unhas sempre bem cortadas e lixadas para não machucar o pequenino.
Atenção!
Nunca deixe o bebê sozinho na hora do banho, qualquer vacilo pode ser prejudicial e até mesmo fatal.