A queda de cabelo é considerada normal quando se apresenta em pouca quantidade e frequência, mas em alguns casos, esse processo se manifesta de forma constante e intensa, merecendo um pouco mais de atenção e cuidados, principalmente se o indivíduo possuir genética propensa para tal ou histórico familiar de pessoas que já passaram por esse tipo de transtorno.
Segundo pesquisas dermatológicas e de outros especialistas, as razões mais relevantes que promovem esse distúrbio capilar são a:
- Má alimentação
- O estresse
- A ansiedade
- A genética
- A desidratação
- Os procedimentos químicos – que agridem com força total a saúde do couro cabeludo
Se você vem notando que essa disfunção está acometendo o seu cabelo, é essencial que um diagnóstico específico seja ministrado, para que posteriormente o médico prescreva a melhor opção de tratamento de acordo com o seu quadro, devendo ele ser executado diariamente e de maneira correta.
Práticas diárias que diminuem a queda dos fios
» Beba bastante água e se alimente corretamente para suprir as necessidades de nutrientes que todo o organismo necessita.
» Mantenha os cabelos sempre limpos, realizando uma higienização correta, com a presença de água morna e produtos destinados para esse tipo de limpeza.
» Evite dormir com os cabelos molhados, ou prendê-lo e usar chapéus, tocas e bonés, essas ações podem provocar a aglomeração de fungos no couro cabeludo.
» Contenha suas alterações de humor, tentando manter seus níveis de estresse, ansiedade, tristeza e raiva equilibrados.
» Diminua o uso de agentes químicos, secadores, chapinhas, entre outros procedimentos estéticos. O cabelo em sua forma natural, consegue adquirir nutrientes e força com mais rapidez.
» Faça hidratações pelo menos 1 ou 2 vezes por semana, utilizando produtos que contenham aloe vera (babosa), camomila, jaborandi, sálvia, jojoba e alecrim.
» Caso esteja passando por uma crise emocional, hormonal, tenha anemia ou falta de nutrientes no organismo, procure ajuda dermatológica para que seja ministrado o uso de suplementações a base de ferro, proteína, vitamina e outros elementos.
Tratamentos disponíveis no mercado
» Uso de medicamentos prescritos por dermatologistas.
» Ministramento de loções, gel’s, cremes e pomadas encontrados em clínicas ou lojas de manipulação.
» Realização de sessões a laser para estimular o crescimento dos fios.
» Transplante capilar.
» Correção do motivo que vem ocasionando a queda.